Espírito Startups Conference contará com presença do agro
Com demanda externa em alta, as exportações de carne de frango, in natura e processadas, tiveram um crescimento de 19,7% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021, atingindo o patamar de 349,1 mil toneladas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Além da escalada na quantidade enviada ao exterior, também foram observadas altas no preço médio da tonelada embarcada. Com isso, a receita advinda das vendas cresceu 42% na mesma comparação, alcançando a marca de US$ 616,9 milhões.
Em nota, Ricardo Santin, presidente da ABPA, lembrou que o mercado internacional de produtos avícolas continua a enfrentar forte pressão da alta dos custos dos insumos, o que se reflete nos preços praticados. Ainda, segundo ele, o ponto positivo é que, a despeito dos preços mais elevados, o produto brasileiro segue muito demandando devido à qualidade e ao fato de o Brasil ser o único grande exportador livre de influenza aviária.
Nesse contexto, a China seguiu na liderança das importações da carne de frango brasileira, demandando um volume 4,6% maior em janeiro – 48,3 mil toneladas. Mas, para a ABPA, o grande destaque foi o segundo principal importador: os Emirados Árabes Unidos importaram 42,8 mil toneladas, com incremento de 96,6% ante o primeiro mês do ano passado.
Também ampliaram as compras na comparação a União Europeia (+53,5%, para 18,1 mil toneladas), as Filipinas (+339,4%, para 11,4 mil toneladas), a Coreia do Sul (+94%, para 10 mil toneladas) e a Rússia (+100%), com 9,2 mil toneladas.
Por fim, vale destacar que a instituição ainda coloca como fator relevante no mercado internacional os focos de influenza aviária na Europa, na Ásia e na África, o que pode afetar a dinâmica de exportações e colocar o Brasil ainda em maior destaque, dada a ausência da doença nos animais do país.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória