Mar 2022
6
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Mar 2022
6
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Fabricação e vendas

Os calçados, em 9 cores diferentes, são impermeáveis ​​e, segundo parte do público consumidor, superconfortáveis. Eles foram fabricados graças a uma rede de 5 mil colaboradores que arrecadaram 500 mil dólares para que o produto ganhasse vida. Além disso, para produzir cada par são utilizadas 21 xícaras de café e 6 garrafas plásticas reciladas.

Jesse Tran, o cofundador da Rens, conta que um dos objetivos da startup era ambiental, com foco em, justamente, reduzir a pegada de carbono nas cadeias de calçados.

“À medida que a consciência ambiental aumenta, também aumenta o conhecimento da economia circular. Sapatos feitos de borra de café reciclada podem parecer novidade para alguns, mas acreditamos sinceramente que este é apenas o começo de uma revolução na tecnologia e fabricação de roupas”, disse Tran.

Segundo a Rens, 250 mil garrafas PET e 750 mil xícaras de café foram transformadas em calçados. Os grãos de café são combinados em um ambiente de baixo calor com plástico reciclado, que ficam na parte superior dos sapatos. O plástico reciclado é utilizado em outras partes e uma seiva de árvore leitosa e biodegradável cria a sola externa, o que torna o calçado sustentável.

Hoje, o tênis já pode ser encontrado em sites como a Amazon, com garantia de 30 dias.

Mas, por que essa matéria é importante?

A Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e a Agricultura – FAO, estima que a produção mundial de resíduos agroindustriais atinja 1,3 bilhão de toneladas por ano, dando conta que, 1/3 dos alimentos potencialmente destinados ao consumo humano são desperdiçados, seja como resíduos, oriundos do processamento ou como perca na cadeia produtiva (FAO, 2013). O aproveitamento de resíduos agroindustriais se mostra frente ao desperdício de alimentos, e ao beneficiamento e processamento desses, uma grande oportunidade de desenvolvimento de subprodutos, como também agregação de valor perdido, e utilização sustentável desses resíduos. Diversas agroindústrias têm realizado o aproveitamento de resíduos na produção de subprodutos, atentando a agregação de valor deste.

Exemplos como esse, mostram que para a utilização de resíduos por essa ou outras finalidades deve-se levar em consideração diversos fatores, como, aspectos econômicos. Entendendo que a economicidade do aproveitamento residual indicará a destinação final do produto.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas