BNDES e MAPA irão apoiar agricultura de baixo carbono
Startup de São Paulo – iPonia – que desenvolve equipamentos para monitoramento remoto em estufas e plantações, foi convidada pela TIM Brasil para testar a tecnologia 5G, que promete revolucionar o mercado das agritechs
A iPonia, agritech que atua no mercado brasileiro desde 2020, tem como foco resolver os desafios da fertirrigação e manejo da irrigação. Para isso, eles têm uma linha de produtos que abrange controladores e monitores que geram relatórios, programáveis por celular, que visa facilitar o monitoramento remoto de forma acessível.
Entre os produtos desenvolvidos pela empresa, se destaca a UmiCam, uma solução de monitoramento remoto que possui câmera e sensor de umidade do solo integrado, permitindo a medição de temperatura, umidade do ar, umidade do solo e também o registro fotográfico da planta. Permitindo ao produtor que implemente essa tecnologia, monitorar e analisar via imagem suas culturas e consegue detectar plantas que estão murchando, auxiliando na tomada de decisão.
O produto que hoje conta com conectividade 3G e links residenciais via fibra e rádio, foi o escolhido para ser o principal alvo dos testes com 5G a serem realizados no laboratório da TIM Brasil.
Thiago Peres, CEO e fundador da companhia, acredita que a iniciativa é de extrema importância para democratizar projetos com a nova tecnologia. “Nossa proposta é tornar soluções com o 5G acessíveis para pequenos produtores rurais, reduzindo a distância entre a tecnologia e as pessoas”, destaca.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória