Abr 2022
5
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Abr 2022
5
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

O que traz o boletim?

O 3º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), referente ao mês de fevereiro, foi divulgado na última quinta-feira (17) e traz consigo um relatório detalhado sobre o clima adverso que vem causando inflação de frutas e hortaliças.

A cenoura é um dos destaques do boletim, tendo registrado os maiores patamares de preços dos últimos anos. A razão disso, se deve às frequentes chuvas que têm acontecido na principal região produtora e abastecedora de cenoura do país, São Gotardo (MG).

Já no sul do país, região conhecida também pela frequência de chuvas, além de problemas com geadas e menos frequentemente estiagens, é o polo produtor de cebola e batata e também tem registrado aumento dos preços de ambos produtos.

A batata tem destaque, pois registrou aumento em todas as regiões estudadas pelo boletim. Os mais significativos ocorreram em Recife (PE) com 76,98% de aumento do preço, e em Belo Horizonte (MG), que teve aumento de 3,59%.

O tomate manteve a tendência de alta dos preços dos últimos meses do ano passado, também devido a problemas climáticos e aumento de custos na cadeia de produção.

Com relação às frutas, o aumento de preços de maçã, melão e melancia em mercados atacadistas no mês de fevereiro se deve ao momento de oferta reduzida.

O mamão manteve seus patamares de preços mais elevados apesar de ter tido uma diminuição da demanda, já a melancia continua com a escalada, muito por conta da produção gaúcha que tem sofrido com adversidades climáticas.

As demais frutas como banana e laranja mantiveram os preços ou até tiveram diminuição, devido ao comportamento da demanda no varejo para ambos os produtos.

Em suma, os problemas climáticos se tornaram um inimigo comum do produtor rural e da segurança alimentar mundial, e devemos tomar iniciativas para combater o quanto antes e não prejudicar a nossa maior riqueza, que é o agro.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas