Abr 2022
10
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Abr 2022
10
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

ES produz 415 mil toneladas de Banana por ano

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ES é hoje o sexto maior produtor de bananas do país, produzindo 415 mil toneladas por ano. Esse volume é correspondente a 40% do volume produzido por São Paulo, onde é colhida a maior safra do fruto no Brasil.

O grande volume de produção de banana no Brasil– o país colhe 6,7 milhões de toneladas por ano– está ligado ao sucesso do fruto: tem o preço baixo, é nutritivo e é acessível para todas as classes.

Porém, poucos já pararam pra pensar o caminho que a banana passa até chegar em sua casa. O cuidado e o uso da tecnologia são essenciais para prover uma fruta que atenda aos padrões de qualidade exigidos pelo consumidor.

Neste sentido, visitamos a agroindústria Agro Bianvirc em Linhares, que é comandada por Renato Bianchine, para conhecer a produção e processo de exportação de banana.

Olhando para seu segmento, Renato destaca o potencial do Espírito Santo e afirma que 70% a 80% dos municípios capixabas possuem as características necessárias para a produção de banana. “Tirando a região de montanha fria, tendo água e qualidade de solo, você consegue produzir”, explica.

Além disso, Renato destaca que a fruta tem capacidade de produção durante o ano inteiro! Isso ocorre pelo fato da fruta crescer em família, com pequenas mudas crescendo a partir do pé inicial em volta da “mãe”, e também por cada pé produzir apenas um cacho.

Assim que este único cacho cresce e matura, ele é cortado, e os nutrientes passam a ser redistribuídos para as mudas menores, no caso, as filhas e netas que cresceram ao redor do pé original, dando origem a uma nova planta que irá produzir mais um cacho e assim sucessivamente.

O sistema familiar é importante, porque cada bananeira precisa manter um distanciamento ideal entre as demais para que não ocorra competição por luminosidade e nutrientes entre as plantas, se concentrando apenas no núcleo de cada cova plantada.

Preocupação com o ‘ESG’ no agro

Nos últimos anos, a Agro Bianvirc desenvolveu novas práticas e aplicou tecnologias para cultivo da banana que ganhou destaque entre produtores do ES.

A empresa tem um sistema no qual apelida de cabeamento aéreo, onde o cacho é colhido e transportado para a próxima etapa suspenso no ar, de maneira automática evitando o manuseio mecânico da planta, o que reduz drasticamente a chance do fruto ser danificado.

A Agro Bianvirc também se preocupa com a sustentabilidade e opta por não utilizar qualquer tipo agroquímico para controle de pragas, sendo tudo feito através da roçada da terra, para manter a qualidade do solo, além de que toda a água utilizada no processo de beneficiamento da planta é reciclada, para que seja utilizada novamente.

Pensando em também causar um impacto social, Renato explica o projeto que ajuda a ressocializar a população carcerária. “Nós temos um contrato com o Ministério da Justiça, onde empregamos pessoas do sistema carcerário, ressocializando-os, e que a cada 3 dias de trabalho, eles reduzem um dia de encarceramento. Com isso a empresa se preocupa com a sociedade e na construção de um amanhã melhor que hoje.”

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas