Brasil expande uso de confinamentos bovinos para atender demanda chinesa
O aumento no volume de importações de frango ‘halal’ por parte dos Emirados Árabes acontece no momento em que se inicia o Ramadã (nono mês do calendário islâmico), ao mesmo tempo em que a China enfrenta dificuldades por conta de novas ondas de restrições devido a Covid-19, com uma capacidade menor de importação. O volume importado no primeiro bimestre pelos Emirados é 93,4% maior do que o mesmo período no ano passado.
A avicultura brasileira tem visto crescer significativamente a representação do mercado de produtos ‘halal’ (em português, ‘permitido’) entre os destinos de exportação de carne de frango do Brasil.
De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil que é o maior exportador de frango halal do planeta, exportou 1,9 milhões de toneladas de frango para o mercado islâmico em 2021. O número representa quase a metade de toda a exportação brasileira do setor, que foi 4,6 milhões de toneladas.
No mundo, há 58 nações importadoras desse tipo de frango do Brasil, e geraram em 2021, US$ 3 bilhões em divisas – número que deve ser ainda maior em 2022, visto que as exportações do frango halal no primeiro bimestre deste ano já gerou uma receita total de US$ 509,7 milhões, 25% a mais que o realizado no primeiro bimestre de 2021. Destas nações, os Emirados Árabes Unidos (EAU) são, desde 2020, o principal destino.
E neste ano, houve um incremento ainda maior das importações de produtos brasileiros por parte dos EAU. Somente no primeiro bimestre de 2022, foram importados 85,7 mil toneladas, volume 93,4% superior ao que foi importado no mesmo período do ano passado. Com isso, o país assumiu a liderança entre os destinos de exportações de carne de frango e superou, até mesmo, a China.
No Espírito Santo, a Uniaves, empresa do portfólio Pif-Paf, informa que aproximadamente 30% do faturamento oriundo das exportações internacionais de frango, corresponde ao mercado halal.
A parceria comercial entre Brasil e as nações islâmicas é de longa data. Foram eles os primeiros destinos de exportação das carnes de frango brasileiras, em 1975. A avicultura brasileira por cumprir os protocolos de produção de frango halal, possui uma posição estratégica para apoiar a segurança alimentar dos países árabes, ao mesmo tempo que gera receitas significativas para as divisas do país.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória