Exportações do agronegócio atingem cifra recorde no mês de março
A ideia da entidade, é contribuir com informação para as tomadas de decisões dos produtores no planejamento. O aplicativo Zarc Plantio Certo é mais um passo dado pelos órgãos públicos em torno de criar uma ponte entre a tecnologia de ponta e a produção do campo.
Ao baixar o aplicativo, o produtor pode consultar entre mais de 40 culturas, as janelas de plantio que possuem menor chance de frustração de safra por conta de alterações climáticas. Além disso, o app também oferece uma lista das cultivares aptas a cada localidade e que são cadastradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC).
Desta forma, a intenção é facilitar o acesso dos produtores e outros agentes do agronegócio as informações necessárias para uma tomada de decisão no planejamento de forma mais embasada.
O app funciona da seguinte forma: o usuário escolhe o município, tipo de solo, cultura e ciclo da planta de interesse. Com estas informações, o sistema irá então apresentar a época do ano mais indicada para a semeadura e as taxas de risco de perda.
O Zarc Plantio Certo facilita e torna mais prática a consulta às informações oficiais do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), que eram somente divulgadas através de tabelas em portarias do Diário Oficial da União ou no site do Ministério.
O produtor encontra cinco tipos de informações para as diferentes fases de desenvolvimento da cultura: armazenamento de água no solo, precipitação acumulada, número de dias sem chuvas e temperaturas mínima e máxima.
As análises mostram a situação a partir do período de plantio selecionado. Se for uma data futura, as informações serão referentes à safra passada, no mesmo período do ano anterior. Caso a data já tenha ocorrido, o monitoramento ocorre no ano corrente, acompanhando a safra atual.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória