Mosteiro budista fomenta agroturismo em Ibiraçu
Com modelo piloto desenvolvido em 2019, a startup Agro Atlas Brasil já colaborou para a produção de mais de 1000 empresários rurais em 14 diferentes culturas agrícolas, com seu drone aplicador e agora passa a ser pioneira no ramo na fabricação em grande escala no mercado nacional .
A startup capixaba está acelerando seu plano de expansão nacional. Idealizado pelos sócios Welber Sant´Ana e Geferson Pianissola o drone tem como objetivo facilitar a pulverização das produções e diminuir seus custos, reduzindo a mão de obra e os gastos com máquinas, já que os próprios produtores podem conduzir esse processo.
Com apenas um drone de pulverização, com capacidade para 20 litros de volume de calda, o produtor pode pulverizar em torno de 50 hectares por dia. A Agro Atlas também conta com um time de profissionais gabaritados para oferecer suporte ao produtor e, ainda, com um APP que oferece know-how em todas as etapas do negócio.
Em estudo inédito realizado pela Fundecitrus, empresa de pesquisa referência em agricultura, comprovou a eficiência do uso de drones para o controle químico de insetos conhecidos como psilídeos.
Segundo Welber Sant´Ana, CEO e Cofundador da Agro Atlas, a técnica alia alta tecnologia e ciência, sendo uma alternativa mais eficiente para o controle de pragas. “Os drones apresentam 95% de aproveitamento, conseguindo fazer com que o produto atinja de forma uniforme até as folhas do baixeiro das plantas. Com os drones é possível fazer um hectare de plantação em 9 minutos, o que otimiza também o tempo do produtor rural”, afirma Welber.
No entanto, o uso de drones não é algo que possa ser feito por qualquer pessoa. Além da liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o piloto precisa ser altamente capacitado, porque, dependendo de como se usa o drone, toda a plantação pode ser afetada.
Comprando na franquia, o produtor receberá treinamento do modelo Agro Atlas, rede de suporte profissional (SAF) bem como descontos com fornecedores homologados de drones, acesso a aplicativo, manual de implantação e apoio de marketing nacional. “O modelo de negócios apoiado pelas franquias será o fator que permitirá a Agro Atlas Brasil se tornar a rede de soluções agrícolas como de maior sucesso do Brasil”, acredita Welber.
A aplicação é feita após o mapeamento do terreno, em uma área pré-estabelecida. Esse procedimento é mais seguro, pois não há o contato direto do trabalhador rural com o defensivo. Além da economia gerada com a diminuição da mão de obra das grandes máquinas, o uso dessa tecnologia também agiliza o processo de pulverização das lavouras. “A Agro Atlas Brasil consegue otimizar o tempo e serviço dos produtores”, assegura o CEO.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória