Jun 2022
8
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Jun 2022
8
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Encontros para aprimoramento e atualização de produtores rurais

A agricultura familiar está presente em 75% das propriedades rurais capixabas. No trabalho desenvolvido por 213 mil pessoas, ainda predominam as técnicas tradicionais de cultivo – passadas de geração em geração. Mas o acesso à internet e à informação no campo abriu os olhos desses trabalhadores para novas práticas e tecnologias.

Bastante presentes nos centros urbanos, os drones vêm sendo utilizados também nas lavouras para pulverização e irrigação. “Com o drone, você tem uma cobertura do primeiro ao último pé. Outra vantagem é o colaborador não ter contato com o agroquímico.”, explica Welber Sant´Ana, sócio de uma empresa de Linhares que oferece o serviço.

O uso da ferramenta foi demonstrado durante encontros para aprimoramento e atualização de produtores rurais, promovidos pelo Sicoob Leste Capixaba. O projeto Dia de Campo reforça a importância da adoção de novas tecnologias e práticas mais sustentáveis. Em 2021, foram realizados 6 encontros, com a participação de 463 produtores da região.

“Os produtores têm cada vez mais percebido a necessidade de compartilhar e buscar informação, então a aceitação foi muito boa. Além do que é passado nas palestras, quando os produtores se encontram e começam a trocar é muito enriquecedor.”, destaca o diretor-executivo do Sicoob Leste Serrano, Alair Giuriato.

Inscrições abertas para o próximo encontro, em Linhares

Na próxima terça-feira (14), será realizado mais um Dia de Campo. Desta vez, será na comunidade de Povoação, em Linhares. Produtores rurais da região vão acompanhar palestras com os temas: gestão financeira, nutrição do cacaueiro, manejo da lavoura cacaueira e beneficiamento do cacau com foco na qualidade das amêndoas.

As vagas são limitadas e os interessados devem fazer as inscrições numa agência do Sicoob. “Em 2021, fizemos encontros específicos para produtores de café, mas fomos procurados por produtores de outras atividades. Nossa intenção é de estar ampliando para 9 a 10 encontros em 2022.”, afirma Giuriato.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas