Brasil registra alta de 83% no faturamento com exportações de café, na comparação com maio de 2021
O Espírito Santo é destaque nacional e internacional nas produções de café, ovos e celulose. Considerando as demais culturas, o agronegócio é responsável por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Um terço da população capixaba economicamente ativa se dedica à atividade, que vem atraindo novos investidores.
Responsável por 70% da produção nacional da variedade conilon, o Espírito Santo é o segundo maior produtor e exportador de café do Brasil. Mais de 130 mil famílias capixabas realizam o cultivo em todas as regiões. Somando as variedades conilon e arábica, são produzidas 14 milhões de sacas de café por ano no estado.
Desde 2018, o Espírito Santo também é reconhecido como o maior produtor de ovos do país. A atividade se concentra em Santa Maria de Jetibá, na região serrana do estado. No município existem mais de 150 granjas de postura em pleno funcionamento. Elas produzem mais de 12,4 milhões de ovos por dia.
O estado ainda é destaque no extrativismo: abriga a maior produtora mundial de celulose de eucalipto, cuja capacidade ultrapassa 2,3 milhões de toneladas por ano. É o maior exportador de mármore e granito do país, tendo mais de 1,3 mil empresas do ramo presentes em 67 dos 78 municípios capixabas.
As potencialidades foram apresentadas no fórum empresarial #BuyES, ocorrido na quarta-feira (08), na sede de um banco, em São Paulo. “O Espírito Santo é também o 3º estado que mais produz petróleo no país, o maior exportador de pelotas de minério de ferro. Somos responsáveis por 47% das transações intercontinentais desse produto.”, destacou Felipe Caroni, Head de Venture Capital da Apex Partners.
O evento contou com a participação de 200 empresários e potenciais investidores. Eles foram surpreendidos também pela capacidade logística do estado que conta com diversos terminais e complexos portuários altamente especializados, que colocam o estado entre os cinco maiores em movimentação de cargas do país.
A localização geográfica estratégica é outro atrativo. O Espírito Santo é porta de saída para escoamento da produção e de entrada para o interior do Brasil. “Somos capazes de gerar novos projetos, mais empregos e prosperidade– um ciclo virtuoso que buscamos. Somos uma terra de oportunidades que poucos conhecem.”, garante Caroni.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória