Conheça as startups capixabas voltadas ao agronegócio que ganharam destaque no Brasil e até no exterior e multiplicaram o faturamento
O parreiral do Polo de uva Alto São Rafael, do Programa Municipal de Fruticultura, já está aberto à visitação. O lançamento oficial da segunda temporada da colheita da uva aconteceu na sexta-feira, dia 17, com uma programação diversificada. O agendamento para conhecer a parreira, que fica na comunidade de São Judas, é feito diretamente com o produtor.
Com dança italiana e muita alegria foi aberta a nova temporada de colheita do polo de São Rafael no município de Linhares. A apresentação italiana foi feita por integrantes do Centro Juvenil Salesiano Santa Maria Mazzarello e contou também com passeio ciclístico, torneio de bocha, tradicional quadrilha junina, além da apresentação musical de bandas locais.
O produtor Giovani Rigoni está feliz com os resultados já alcançados no seu parreiral. “Eu não imaginava que seria tanto sucesso assim e que fosse produzir isso tudo a menos de dois anos. Estou feliz, satisfeito com a colheita e esperando os turistas para virem nos visitar”, ressaltou o produtor.
O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, informou que o polo tem fomentado o turismo na região, e faz um convite para os linharenses e turistas de outras regiões, também, conhecerem o parreiral que no próximo ano tem previsão de alcançar uma produção de 18 toneladas da fruta que são das variedades Niágara Rosada e Izabel Precoce.
“Os turistas já podem visitar o parreiral, consumir e ainda levar para casa uma fruta tipicamente linharense. O polo tem contribuído para economia da região, trazendo visitantes para conhecer as belezas naturais de São Rafael, que é uma região montanhosa linda e acolhedora. A uva foi inserida há pouco tempo na atividade econômica do município, mas já tem movimentado a cadeia do turismo, contribuindo social e economicamente para a cidade”, destacou o secretário.
A cafeicultura, forte na região, também foi representada durante o evento. É que produtores de Linhares fizeram a exposição e comercialização de cafés especiais torrados e moídos, produzidos na região, além da degustação.
Recentemente, a Prefeitura de Linhares inaugurou cinco “Unidades de Referência em Qualidade de Café Conilon”, conhecido por terreiros suspensos, para secagem do fruto e obtenção de cafés com qualidade superior. Quatro delas estão localizadas em São Rafael e a outra em Baixo Quartel.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória