Cooabriel adquire cooperativa de Aracruz por R$ 6 milhões
O avanço tecnológico, as rápidas mudanças no mercado agrícola, entre outros fatores, tem elevado cada vez mais os custos de produção, fazendo com que as margens para quem sustenta toda a cadeia produtiva “o produtor rural” venha se tornando cada vez menores e em alguns casos já não raros inviabilizando a atividade por falta de gestão e conhecimento. Pensando nisso e baseado em vários outros fatores relevantes que o setor agrícola representa, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Espírito Santo (Ibef-ES) lança amanhã (24) o programa Ibef Agro. O evento será aberto ao público e podem os produtores interessados podem se inscrever pelo link clicando aqui.
A cerimônia de lançamento será no auditório do Sicoob Leste Capixaba, em Linhares, a partir das 8h30. No evento haverá a apresentação de painéis sobre o agronegócio, como “Tecnologias digitais, agrotechs e a nova onda de inovação e investimentos no campo brasileiro”, com participação de Mariana Caetano, head de Agronegócio da KPTL; e Octaciano Neto, head de Agronegócio da EloGroup; com mediação de Vitor Alves, da NA Agropecuária.
Também será apresentada a experiência do IBEF Agro no estado de São Paulo com Adilson Martins, diretor do IBEF Agro Campinas e diretor da Deloitte. Além disso, haverá explanação sobre o Ibef Agro-ES.
O presidente do Ibef-ES, Paulo Wanick, explica que a instituição entende que é fundamental colaborar com o desenvolvimento do agronegócio.
“O agronegócio é um dos pilares do desenvolvimento socioeconômico do nosso país não é de hoje, e ano a após ano se mostra como um uma força motriz muito forte para o crescimento da nossa sociedade, mas sentimos que há uma carência de atributos de gestão. Nossa proposta desta forma é levar esse conhecimento, e torná-los ainda mais bem preparados para o desempenho destas atividades tão cruciais e relevantes para a nossa economia e certamente para as nossas vidas. É preciso falar de gestão e entender de finanças também no agronegócio” destaca.
De acordo com o superintendente de operações e negócios do Sicoob, Alecsandro Casassi, a importância do evento deste porte em Linhares é de conectar pessoas do agronegócio capixaba com o olhar voltado para as finanças, de formar esta rede de relacionamento, onde será possível trocar experiências e realizar networking com pessoas com forte dedicação ao mercado Agro, apresentando conteúdos diferenciados do mercado financeiro tradicional.
“O IBEF Agro é uma segmentação do IBEF com programa voltado a geração de conteúdo e networking qualificado dos membros, através dos seus fóruns, eventos, formações e canais de comunicação otimizando a estrutura existente e aproveitando do conhecimento acumulado em função dos seus 20 anos de existência no ES e da sua conexão com o IBEF de outras regiões do País.” acrescentou.
Para a Ana Paula França, diretora dos programas estruturados do IBEF, o IBEF Agro vem para levar toda a expertise de mercado para dentro das atividades ligadas ao desenvolvimento das empresas do campo. O objetivo é romper a barreira da distância, criando um canal direto de comunicação e troca de experiências para proporcionar ao produtor rural a possibilidade de um grande crescimento e evolução.
E a ideia não é apenas fazer este evento, durante o ano de 2022, o programa IBEF Agro contará com várias iniciativas que visam levar para os pequenos e médios produtores rurais uma nova relação de acesso à tecnologia para alavancar o ecossistema de inovação em áreas que são muito restritas da gestão corporativa nas fazendas.
Para o diretor do Ibef Agro ES, Flávio Gianordoli, o programa abrirá uma nova porta de acesso a projetos inovadores para essa geração nova de empresários do agronegócio, alinhando tecnologia com conhecimento. “Oitenta por cento dos municípios do Espírito Santo tem a presença do agronegócio, mostrando assim a força da atividade agrícola e a necessidade de programas como esse” destacou.
Inscrições para o evento: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfQdUKXn0uvg5P4hZf-Vl23jZVt8l6gOdOThWZAr-k2j7AVkw/
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória