Começa nesta, quinta-feira (07), a Feira de Negócios Agro Coopeavi, em Nova Venécia
Começa neste sábado (09), a segunda temporada do Espírito Startups. O reality será exibido aos sábados, a partir das 14 horas, na TV Vitória/ Record TV. Nove startups irão participar da disputa pelo prêmio de meio milhão de reais. E tem representante do agronegócio entre as concorrentes. É a Agro Atlas, startup de Linhares que utiliza drones para pulverização contra pragas e doenças em lavouras.
A utilização de drones para pulverização foi a solução proposta para o combate de pragas e doenças em lavouras. A partir dessa ideia surgiu a Agro Atlas, startup fundada em Linhares, no noroeste do estado, pelo engenheiro de produção Welber Santana e pelo administrador e piloto de aviões Jeferson Pianissola. Desde 2019, eles já atenderam mais de 1 mil produtores rurais e empresas no Espírito Santo, Bahia e São Paulo.
Entre as vantagens, está a redução do consumo de água e insumos e da emissão de carbono. “Numa área de 20 mil hectares, a gente deixa de consumir uma tonelada de carbono e 12 milhões de litros de água. O método tradicional utiliza, para um hectare, 600 a mil litros de água no trator e a gente utiliza 2 litros apenas. Fora que o drone não gera carbono e a gente reduz em até 50% o uso de insumos.”, destaca Welber.
A solução ganhou destaque e a startup foi uma das nove selecionadas para a segunda temporada do reality show Espírito Startups. “A Agro Atlas nasceu através da dor do produtor rural e poder representar o agro do nosso estado é muito gratificante. Queremos mostrar a força da nossa terra através de soluções tecnológicas com drones e análise de dados para uma agricultura mais rentável, eficiente e sustentável.” comemora.
A segunda temporada do Espírito Startups começa neste sábado (09). Serão quatro episódios exibidos aos sábados, a partir das 14 horas, na TV Vitória/ Record TV. Nove startups capixabas irão participar da disputa. Em cada episódio, três vão apresentar seus modelos de negócio e receber mentorias de executivos. A que tiver o melhor modelo de negócio e maior potencial de crescimento segue para a final.
No último episódio, as três startups finalistas vão passar por mais duas mentorias e fazer uma nova apresentação. Em seguida, os jurados irão escolher a grande vencedora, que vai levar o prêmio de meio milhão de reais. O valor será dividido da seguinte forma: a Apex Partners, realizadora do reality, vai fazer um aporte financeiro de R$ 300 mil e a Rede Vitória de Comunicação vai assinar um contrato de R$ 200 mil em mídia.
Welber ressalta que a participação no Espírito Startups é uma grande oportunidade para alavancar os negócios. “É uma honra estar entre as nove startups selecionadas para o reality show. Todo o esforço que fizemos para levar soluções inovadoras para o produtor em campo tem valido a pena. A nossa meta é sermos reconhecidos como a maior rede de franquias de drones de aplicação do país.”.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória