Jul 2022
11
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Jul 2022
11
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Guerra na Ucrânia e aumento dos preços das commodities agrícolas

Apostar em ações de empresas brasileiras do agronegócio tem se mostrado uma boa alternativa para garantir a preservação do patrimônio. De acordo com Vinícius Torres, Head de Investimentos da APX Invest, operadora do BTG Pactual no Espírito Santo, um dos principais motivos é o desequilíbrio de oferta causado pela guerra na Ucrânia.

“A guerra traz um impacto muito forte para as commodities, porque você tem todo um problema na cadeia logística que prejudica as vendas e, consequentemente, há o aumento do preço. A Rússia é um excelente player de commodities agrícolas. Isso fez com que as margens das empresas de commodities em geral tenham subido consideravelmente.”, explica Vinícius.

Nesse cenário, se destaca o desempenho das ações da Suzano na bolsa de valores brasileira, já que os preços do papel e da celulose alcançaram patamares elevados, os mais altos da última década. Segundo Vinícius, também beneficiou a companhia a recente desvalorização do dólar frente ao real.

“Esse cenário torna, sem dúvida, a empresa mais atrativa no mercado financeiro. Porque ela resolve boa parte do endividamento dela, que é em dólar, e poderá surfar numa possível  retomada da moeda americana para acima dos R$ 5,00 de novo. E, com o preço da commodity a patamares elevados, pode ser uma boa apostar na Suzano.”, afirma Vinícius.

A companhia, que possui unidades no Espírito Santo, está entre as mais recomendadas para se investir na bolsa de valores brasileira, em julho. Ficou atrás apenas da Vale e empatada com a Petrobrás. Foi o que mostrou um levantamento realizado com base nas informações das carteiras de 29 bancos de investimentos, entre eles o BTG Pactual.

Reposicionamento das carteiras de investimentos

Desde o final de 2020, analistas vêm registrando aumento na procura por papéis de empresas do agronegócio. Vimos um reposicionamento das carteiras em geral muito grande. Muita gente retirando investimentos no varejo e tecnologia, que são setores que se prejudicam com inflação alta e taxa de juros alta, que é a nossa realidade hoje.”, destaca Vinícius.

Ele, porém, faz um alerta: “as chuvas no período de entre safras no Brasil permitiram uma colheita muito boa e aí a gente pode começar a ver uma oferta muito grande e a demanda não tão alta. Então, nos próximos dias, pode haver queda nos preços das commodities agrícolas, Mas, olhando mais a longo prazo, o cenário é positivo para o setor como um todo.”.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas