Apostar em ações de empresas do agronegócio se mostra boa alternativa para proteção do patrimônio dos investidores
As baixas temperaturas e o menor volume de chuvas comprometem a produção de capim. A redução na oferta de alimento durante o inverno pode fazer com que o gado não se desenvolva da maneira ideal. Uma alternativa para a manutenção do peso e até para a engorda do rebanho nesse período é fazer a suplementação com silagem de milho.
A silagem do milho nada mais é do que o processamento e o armazenamento da forragem dos grãos. O resultado é um material que vai garantir que o gado continue bem alimentado durante o inverno. Nós fomos conferir de perto essa prática na Fazenda Santa Úrsula, uma propriedade de 75 hectares localizada na zona rural de Vila Velha.
Como forma de reduzir os impactos do tempo mais seco no inverno sobre a oferta e a qualidade do capim, foram plantados 12 hectares de milho. De acordo com o gerente de produção, Aurinho Rocha, foram colhidos 7 hectares no início do mês. A expectativa é de que sejam produzidas 360 toneladas de silagem de milho.
“A gente utiliza a silagem de milho justamente por ser um produto com um nível de proteína muito alto e que supre bem as nossas necessidades em época de seca. Numa área mais de pasto mais prejudicada pelo tempo, a gente opta pela silagem para a manutenção do peso gado ou para a própria engorda.”, destaca Aurinho.
O milho rende até 3 safras por ano. Após a colheita, a folhagem é processada. Primeiro é picada em pedacinhos de 8 milímetros. Vale destacar que o corte inadequado pode resultar numa menor interação do material com o substrato e com os microrganismos que farão a fermentação. Dessa forma, não haverá um bom aproveitamento.
De acordo com o gerente de produção, o próximo passo é o armazenamento. “Aqui a gente opta por ensacar, porque fica mais fácil a questão do transporte e do armazenamento. E quando a quantidade é maior, a gente armazena em trincheiras, em silos no chão. Quando sobra a gente vende para outros criadores.”, destaca.
Confira a matéria completa que foi ao ar nesse domingo (10), no programa Agro Business : https://youtu.be/rV7TRxgIGOY?t=70
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória