Silagem de milho garante a alimentação do gado durante inverno
Mesmo as pequenas mudanças realizadas em antigos processos podem fazer uma baita diferença no resultado. É assim em qualquer ramo de negócios, inclusive no agro. Apresentar novas soluções para aumentar a eficiência no campo é a proposta da Arena do Conhecimento e Inovação. O espaço é uma das atrações da Feira de Negócios Agro Coopeavi 2022.
Eles já não são mais nenhuma novidade nos centros urbanos. Mas que tal utilizar os drones também no trabalho no campo? Eles podem, entre outras coisas, realizar a pulverização contra pragas e doenças nas lavouras. Essa ‘nova forma de fazer’ é uma das soluções apresentadas aos visitantes da Feira de Negócios Agro Coopeavi 2022.
Para conferir os voos de demonstração é só visitar a Arena de Conhecimento e Inovação. “Uma das vantagens é a diminuição da mão-de-obra. Na cafeicultura, você tem que ter no mínimo duas pessoas para operar o equipamento tratorizado. E nas montanhas você não consegue fazer dessa forma.”, explica Ivanilson Scalzer, gerente de inovação da Coopeavi.
Na arena, também há estações de conhecimento em que os produtores rurais podem acompanhar apresentações sobre novas tecnologias. “Nós temos, por exemplo, estações sobre o uso correto dos bicos de pulverização, sobre a coleta adequada de amostras de solo, sobre a automação da irrigação da cultura do morango.”, ressalta Ivanilson.
O espaço foi uma das atrações na primeira etapa do evento, que foi realizada entre os dias 07 e 09 de julho, em Nova Venécia, e contou com mais de 2 mil participantes. A partir da próxima quinta-feira, produtores rurais da região serrana também vão poder conferir de perto as soluções desenvolvidas pelos técnicos da Coopeavi, na segunda etapa da feira, em Santa Maria de Jetibá.
De acordo com Ivanilson, a cooperativa possui um setor dedicado somente à inovação e à difusão de novas tecnologias para o agronégócio. “Nós testamos vários produtos. A gente trabalha isso junto com o produtor de forma técnica e mostra que aquele produto, para aquela situação, para aquela propriedade acaba trazendo mais rentabilidade.”, afirma.
A equipe é responsável pelo treinamento dos 400 profissionais da cooperativa que atuam diretamente com os produtores rurais no desenvolvimento de novas tecnologias, seja para o grande ou pequeno produtor. “A inovação está ligada em coisas simples e práticas que a gente pode fazer no dia a dia com o produtor rural.”, ressalta Ivanilson.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória