Jul 2022
25
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Jul 2022
25
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Três novas frutas incluídas no projeto

Linhares é destaque nacional na produção de café, mamão, cacau e cana-de-açúcar. Mas outras culturas vem ganhando cada vez mais espaço no município. Implantado há dois anos, o Programa Municipal de Fruticultura estimula a diversificação das lavouras como forma de fortalecer a agricultura familiar.

Inicialmente foram criados pela prefeitura cinco polos de produção de frutas, com foco no cultivo de uva, limão, goiaba, açaí e cajá manga anão. Por meio da distribuição de mudas, os produtores rurais beneficiados foram incentivados a usar pequenas porções de terra que até então não eram aproveitadas nas propriedades.

Este ano, a novidade é a introdução de três novas frutas: a laranja, no polo BR 101 Sul, que já cultiva o limão; o abacate, no polo Farias, que produz o cajá manga anão; e a tangerina ponkan, no polo Alto São Rafael, que cultiva a uva. A continuidade dos projetos segue as três diretrizes: produtividade e qualidade, recursos naturais e agregação de valor.

“Esse é um projeto em que temos colhido resultados significativos para as comunidades do interior. Criamos também cinco unidades de referência de qualidade do café com cessão de cinco terreiros suspensos para secagem do grão.”, afirmou o secretário municipal de agricultura, Franco Fiorot.

Qualidade do café

O município tem incentivado os produtores a elevarem a qualidade do café. Foram realizados mais de 25 encontros técnicos, por meio do Programa Linhares Coffee, além de concursos de qualidade, palestras e treinamentos e a instalação de cinco Unidades de Referência em Qualidade de Café Conilon.

Dentro do Programa de Qualidade Café e do Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau de Linhares, a Secretaria Municipal de Agricultura dará continuidade aos dias de campo, concursos, palestras e distribuição de mudas, além do acompanhamento técnico aos produtores.

O prefeito Bruno Marianelli pontuou que o agronegócio tem caminhado a passos largos. “O município tem se movimentado na contramão da desindustrialização que acarreta o país, e, com diversas ações sendo realizadas pela secretaria de agricultura, com foco na diversificação e modernização do agronegócio.”, disse o prefeito.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas