Diversificação agropecuária como fator de desenvolvimento
Fomentar iniciativas que estimulem a criação e o fortalecimento de negócios locais em São Mateus e em Conceição da Barra, contribuindo para a geração de trabalho e renda. Este é o objetivo do Edital de Ideias e Projetos que a Suzano lança nesta segunda-feira (15/8), destinando R$ 4 milhões aos projetos que vierem a ser selecionados. A iniciativa faz parte do Programa de Incubação e Aceleração de Negócios e Empreendedores Locais.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.editalsuzano.prosas.com.br
A iniciativa da Suzano conta com a parceria da Transforma.ai, instituição especializada na gestão estratégica de investimentos sociais privados, desenvolvimento local e educação ambiental. O objetivo é desenvolver ideias e projetos de organizações da sociedade civil, cooperativas, pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEIs) e grupos organizados não formais com foco na geração de trabalho e renda.
Os projetos apoiados devem se enquadrar em uma das áreas abrangidas: Produção Rural Sustentável, Empreendedorismo ou Conservação Ambiental. Ao se inscrever, os grupos devem considerar projetos que já estejam realizando ou que gostariam de realizar em suas respectivas comunidades. Além do aporte financeiro, o edital prevê um ciclo de formação em Empreendedorismo e Gestão de Negócios para os representantes das iniciativas contempladas.
A seleção de projetos vai priorizar iniciativas que tenham foco em pessoas em situação de vulnerabilidade social, iniciativas lideradas por mulheres, jovens, moradores de comunidades tradicionais. Os projetos selecionados terão prazo de execução de até seis meses, com início imediato logo após a assinatura do Termo de Participação, prevista para outubro próximo.
O Edital de Ideias e Projetos é mais uma das iniciativas da Suzano que estão em linha com o compromisso da empresa de contribuir para que 200 mil pessoas saiam da condição de pobreza até 2030, nas áreas de atuação da companhia.
No Brasil, são consideradas abaixo da linha de pobreza pessoas com renda per capita menor que R$ 518,00 ao mês e é essa realidade que a Suzano quer ajudar a transformar.
“Estamos sempre buscando renovar nossa forma de produzir, consumir, compartilhar valor e promover o equilíbrio social. É essa crença que nos leva a desenvolver iniciativas como esta, em que buscamos oferecer às pessoas condições para que possam ter a sua própria renda e melhor qualidade de vida”, observa Douglas Peixoto, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória