Festival de chocolate inédito movimentou R$ 1 milhão em Linhares
A Destine Já, cleantech (startup voltada para sustentabilidade) capixaba que desenvolve soluções para empresas geradoras de resíduos, foi uma das quatro selecionadas na primeira edição do Nitro Boost, programa de aceleração desenvolvido em parceria com a Liga Ventures, rede de inovação aberta que conecta empresas e startups a fim de potencializar interações e gerar novos negócios.
A Nitro, fabricante de especialidades químicas, químicos industriais e insumos para o agronegócio, recebeu mais de 200 inscrições e entrevistou mais de 50 startups antes de selecionar as quatro finalistas. Com atuação nos mercados de embalagens flexíveis, cosméticos, madeira, couro, nutrição e fisiologia vegetal e na indústria de fertilizantes, prevê atingir R$ 1 bilhão em faturamento até o final do ano nos segmentos de nutrição vegetal e biodefensivos.
Agora, as soluções escolhidas terão a oportunidade de criar projetos relacionados aos desafios que foram propostos no programa, como iniciativas de indústria 4.0, transformação digital dos processos de gestão de pessoas; economia circular; ESG (governança ambiental, social e corporativa) e novas soluções para o produtor agro.
Nos próximos quatro meses, as startups serão acompanhadas por especialistas da Nitro, mentores de corporações parceiras, e orientadas pela Liga Ventures, que conta com mais de 400 startups aceleradas e mais de 500 projetos realizados entre essas e outras organizações.
“O primeiro ciclo do Nitro Boost foi um verdadeiro sucesso. As startups se engajaram e tivemos um número muito significativo de inscrições. Ao longo do processo de avaliação e conversa com os empreendedores, nos deparamos com soluções inovadoras e disruptivas, que tinham conexão com o negócio da Nitro e eram capazes de solucionar os desafios internos e estratégicos. Estamos muito orgulhosos e animados para ver as startups selecionadas tendo seus negócios desenvolvidos e ajudando a Nitro a alcançar seus objetivos”, afirmou Rogério Tamassia, cofundador da Liga Ventures.
Com seis anos de história, a Destine Já atende demandas de coleta e destinação de resíduos de diferentes portes, além de soluções personalizadas de destinação para pequenas e médias empresas com segurança ambiental e logística inteligente.
“O programa de aceleração da Nitro chamou muito a nossa atenção porque aborda o tema da nitrocelulose, uma das temáticas do agronegócio que estamos interessados, além de resíduos e outros temas ambientais. Estamos com a premissa de participar de todas as oportunidades possíveis que envolvam novas modalidades ambientais, ESG, crédito de carbono, aquecimento global e outros temas recorrentes no mercado”, afirmou o sócio fundador da Destine Já, Ruan Guasti.
Para Ruan Guasti, além da importância das capacitações e mentorias oferecidos pelo programa de aceleração, o compartilhamento de ideias com outros negócios será essencial para a participação da Destine Já. “É muito importante estar nessa temática porque além das capacitações, vamos estar frente a frente com grandes empresas e prospectar novos negócios, novas parcerias e entender as novas temáticas do agronegócio”.
Inicialmente será realizado um diagnóstico para identificar o tipo de serviço de atuação para, em seguida, a startup ter acesso às capacitações e as mentorias e definir quais são os processos que podem ser melhorados, se existe alguma nova temática que pode ser abordada ou se até mesmo um novo produto ou modalidade de atendimento pode ser inserido na atual estrutura. Encontros bimestrais ou semestrais presenciais também estão previstos.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória