Seca gera prejuízos para criadores de gado no sul do Espírito Santo
A Cacahuatl, primeira aguardente de cacau do Brasil, foi convidada para participar do FHA – Food & Beverage, o maior evento do setor de alimentos e bebidas da Ásia, que acontecerá em Singapura entre os dias 05 e 08 de setembro. Em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil, comemorada no feriado nacional de 07 de setembro, a bebida linharense será exibida na Embaixada do Brasil em Singapura.
O Espírito Santo tem vocação para o comércio exterior, especialmente para as exportações, pensando nisso o proprietário da Cacahuatl, André Luiz Carvalho Scampini, tem planos de expandir a atuação da empresa para o comércio exterior. A aguardente linharense já foi apresentada para potenciais clientes em diversas feiras internacionais, em países como a Alemanha e o Japão.
Desta vez, o destino será Singapura. A FHA-Food & Beverage vai reunir os principais fabricantes de alimentos e bebidas e marcas emergentes do mundo, dos mais diversos tipos, dentre eles, cervejas, laticínios, chás, sorvetes, cafés, sucos, carnes, frutos do mar, entre outros.
“As expectativas são as melhores possíveis. A bebida vai fazer parte de quatro dias de evento com um estande no pavilhão do Brasil. Esse é fruto de um trabalho constante de qualificação para a exportação. Linhares já é reconhecida pela qualidade das amêndoas de cacau, e agora estamos alcançando novos espaços com os produtos finais”, comentou Luiz Scampini.
Atualmente, o fruto cultivado em Linhares representa 85% da produção de todo Espírito Santo, sendo o município considerado um dos maiores produtores de cacau do Brasil.
Tradicionalmente, as feiras internacionais oferecem diversos benefícios para as empresas que escolhem participar, pois possibilitam a divulgação da marca ser vinculada ao país de origem, a geração de novos negócios com potenciais clientes compradores e consumidores, bem como proporcionam uma oportunidade de conhecimento a parte para que as empresas entendam quais são as tendências e as novidades que rodam pelo mundo.
Neste sentido, a aguardente de cacau capixaba já está em contato comercial com investidores antes mesmo da feira acontecer. A degustação prévia do produto já está sendo realizada em Singapura, como uma forma de aquecimento pré-evento.
Outros produtos derivados do cacau – amostras de amêndoa, licor, manteiga e pó de cacau – vão ser apresentados por André Scampini no local. Os produtos são oriundos de produtores de Linhares, representados pela Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (ACAU).
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória