Aguardente de cacau capixaba será exposta em Singapura
Os imigrantes italianos chegaram ao Espírito Santo por volta de 1874 com a Expedição de Pietro Tabacchi, evento que inaugurou a imigração dos italianos para o Brasil. Cerca de 388 camponeses vieram no navio à vela “La Sofia” e chegaram à capital Vitória em busca de trabalho nas regiões das serras capixabas. Municípios capixabas têm investido em festas de valorização da cultura da imigração italiana no Estado neste segundo semestre do ano.
A retomada dos eventos presenciais está movimentando o agronegócio capixaba. Festas, feiras e exposições estão na programação dos municípios do interior do Estado. Confira:
Até este domingo, 04 de setembro, acontece a 4ª edição do Pomer BroodFest, em Laranja da Terra. Na programação, os visitantes podem conferir o desfile, a produção e o corte do maior brote do mundo – pão feito tradicionalmente com farinha de milho e tubérculos-, ter acesso às tradições pomeranas, como o café colonial, a cerimônia de quebra de louças e as apresentações de grupos de danças pomeranas.
No último dia do festival, acontece a abertura oficial do 16° Festival de Concertina, com narração de Junior de Jesus, almoço para tocadores, shows de Daniele da Concertina, Saulo Holz e Raça Forrozeira.
A 4ª edição da Festa da Cappitella foi realizada neste mês de agosto entre os dias 25 a 28 de agosto, em Nova Venécia, com o objetivo de resgatar a cultura da imigração italiana e valorizar a gastronomia local. Por ter sido fundado em 1954 por imigrantes italianos, Nova Venécia é considerada um pedaço da Itália no Espírito Santo.
Entre as Montanhas Capixabas e a Região dos Imigrantes, o município de Venda Nova do Imigrante é conhecido como a Capital Nacional do Agroturismo. Todos os anos diversas pessoas de todos os lugares do país saem de suas casas para conhecer a Festa da Polenta, que neste ano já tem data marcada para acontecer entre os dias 07 a 09 e 14 a 16 de outubro.
Organizado pela Associação Festa da Polenta (Afepol), no dia 24 de setembro acontece a Colheita do Milho, a matéria-prima do evento, como preparativo para a 44ª edição da Festa da Polenta.
Os dias 15 a 18 de setembro foram escolhidos para a realização da 2ª edição da Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES) , no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman. Visando proporcionar uma experiência turística para o visitante, a novidade deste ano é o espaço ampliado para cervejas artesanais e o turismo de experiências. Atrações culturais, estandes, praça gastronômica também fazem parte da programação do encontro do agroturismo capixaba.
A realização da RuralturES é do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES), a Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória