Agronegócio avança 2,6% e puxa o crescimento da economia capixaba
Entre os 6 e 9, de 12 a 16 e 20 a 23 de outubro, vai acontecer pela primeira vez em Domingos Martins o festival gastronômico e cultural Oktoberfest. São esperadas 50 mil pessoas em 13 dias de programação no “Campinho”, local conhecido como a sede da cidade. O festival é organizado pela Cervejaria Trarko e Restaurante Vinotage e promete movimentar o ambiente de negócios e a economia local com mais de 11 cervejarias artesanais confirmadas e mais de 70 atrações musicais, além da gastronomia e empreendimentos de comida típica alemã.
Michel Trarbach, um dos organizadores e fundador da Cervejaria Trarko, lembra que a realização do festival era um desejo antigo, criado especialmente para valorizar a cultura e a economia local, investindo em apresentações e negócios regionais.
“Vamos fazer um festival Oktoberfest na terra mais alemã do Espírito Santo, em Domingos Martins. Vamos acrescentar mais uma festa no calendário da cidade, será um evento no centro da cidade e de fácil acesso para os visitantes, unindo uma vila gastronômica com cultura, turismo e parte histórica para movimentar a cidade em 13 dias de programação”, destacou Michel Trarbach.
A área total no centro da cidade onde ocorrerá a Oktoberfest é de 22 mil m², dos quais 5.000 m² serão para acomodar o público. Em 13 dias de programação estão confirmadas atrações musicais nacionais e regionais, apresentações de grupos de dança e de bandas alemãs e o polo gastronômico com a participação de cervejarias artesanais, restaurantes e empreendimentos de comida típica alemã.
O Oktoberfest trará para as montanhas capixabas uma das atrações do Rock in Rio, o artista Rodrigo Santos que fez sucesso na história do rock nacional, integrando bandas ícones da música brasileira, como Barão Vermelho e Kid Abelha. Outros cantores de sucesso também já são atrações confirmadas, entre elas, a Dona Fran, Amaro Lima, Banda Casaca, Macucos, Tony Ribeiro e Saulo Simonassi são uma das atrações confirmadas.
De acordo com a organização, a cidade de Domingos Martins está se preparando para receber turistas e visitantes durante esses dias. “Pousadas, casas e apartamentos estão trabalhando em conjunto com a gente para atender toda demanda estrutural que a cidade necessita para atender os turistas da melhor forma, com conforto e segurança para aproveitar o evento”, disse.
O Espírito Santo está entre os estados que têm a maior concentração de cervejarias do Brasil. Segundo o último Anuário da Cerveja, publicado pelo Ministério da Agricultura, o estado está na sétima colocação entre os 10 primeiros no ranking nacional.
Ao todo, 11 cervejarias artesanais foram selecionadas para participar, sendo elas, a Trarko Cervejaria, Barba Ruiva, DM Beer, Ronchi, Azzurra, Kingbier, Trindade, Bigstep, Hood, Bergerbier e Bigos. A Cervejaria Azzurra é uma das marcas que já tem espaço definido no evento.
Com experiências em festivais do mercado cervejeiro e previsão de inaugurar um novo espaço na Rota dos Ipês, a Azzurra levará os estilos de cerveja Kölsch e Weiss para o festival.
“Esse evento vai ser grandioso e a Cervejaria Azzurra tem muito para agregar. Temos estilos alemães que nos acompanham desde a formação da marca, o Kölsch e Weiss. Todos esses respeitando a lei de pureza alemã e que têm muitos conceitos históricos e características principais da escola cervejeira alemã. Vamos levá-los para essa grande festa em Domingos Martins”, explicou Bruno Azevedo, um dos sócios da cervejaria.
Também fazem parte da Vila Gastronômica, os restaurantes, Vinotage, Fritz Frida, Empório 85, Delícias da Tilápia e Flor Hamburgueria, além da cafeteria Café Koehler, da sorveteria 40 sabores e a One Drinks.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória