Espírito Santo incluído em investimento bilionário da Suzano
Santa Maria de Jetibá é conhecida como a capital brasileira do ovo. De acordo com o IBGE, as granjas de postura da cidade produzem mais de 340 milhões de dúzias todo ano. O município também recebe o mais tradicional concurso de qualidade de ovos. O 6° Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba acontece na próxima sexta-feira (14) na sede da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), em Santa Maria de Jetibá.
Na edição deste ano, uma das grandes novidades está na participação, que foi ampliada. Com isso, os avicultores com granjas localizadas em todo território do Espírito Santo podem disputar o concurso.
Promovido de forma conjunta entre a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) e a Coopeavi, o evento também comemora o Dia Mundial do Ovo.
Tarcísio Simões, médico veterinário da Coopeavi e membro da Comissão Organizadora, explica que o concurso é um estímulo para que os produtores de ovos capixabas, os chamados avicultores, produzam ovos de qualidade.
“Os produtores acabam testando produtos comerciais que se não fosse pelo concurso talvez não testariam. Eles acabam aproveitando o concurso para colocar em prática novos testes em busca de resultados. Com a comprovação da qualidade do produto durante o concurso, os produtores buscam métodos mais eficazes e manejos melhores. Tudo isso, com foco em produzir ovos de qualidade”, destacou Simões.
O concurso será dividido em duas categorias: ovos brancos e ovos vermelhos. Cada produtor está responsável por colher os ovos e entregar as amostras no dia 13 de outubro em um dos seguintes locais: sede da Aves, em Marechal Floriano ou no auditório do Instituto Coopeavi, em Santa Maria de Jetibá – entre 13h e 16 horas.
A comissão organizadora será responsável pelo recebimento e fluxo das amostras até o local do evento. Os ovos entregues serão trocados de bandejas, colocando-os na bandeja padrão do concurso. Cada uma das amostras será identificada por um código e apenas representantes da comissão organizadora podem fazer a codificação das amostras.
Os três primeiros colocados de cada categoria receberão como premiação um certificado com a devida colocação. Os produtores que ficarem em 1° lugar nas duas categorias e que possuírem marca comercial própria terão o direito de usar um selo para ser aplicado exclusivamente em suas embalagens de ovos da marca e produção própria.
Os dizeres são: “Melhor Ovo Branco do Espírito Santo / Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba / 2022” e “Melhor Ovo Vermelho do Espírito Santo / Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba / 2022”.
De acordo com a organização do concurso, as avaliações serão realizadas em três etapas:
1ª Etapa: na máquina digital Egg Tester. Com a aferição dos parâmetros quantitativos de qualidade em seis ovos de cada amostra entregue pelos avicultores participantes. Serão analisadas a espessura e resistência da casca e a Unidade Haugh*. As seis amostras que alcançarem a melhor pontuação seguirão para a 2ª etapa e as demais serão desclassificadas;
*Unidade Haugh: é uma unidade de medida que leva em consideração a relação entre peso do ovo e altura do albúmen (clara). Quanto maior a unidade Haugh, melhor é a qualidade dos ovos, representando também o seu frescor. É uma medida amplamente utilizada e considerada por alguns autores, o melhor parâmetro de avaliação da qualidade interna dos ovos.
2ª Etapa: avaliação visual da qualidade externa dos ovos. Serão descontados da pontuação os ovos que tiverem desuniformidade de tamanho e de coloração da casca, sujeira e defeito de textura e de formato;
3ª Etapa: avaliação visual interna dos ovos. Os jurados verificarão a qualidade da clara e da gema de cinco ovos de cada amostra. Os parâmetros avaliados serão: mancha de sangue, resíduos de tecido do oviduto, desuniformidade de cor da gema, alterações na consistência do albúmen e descentralização da gema.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória