Out 2022
14
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Out 2022
14
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Diversificação da produção agrícola da soja

A produção brasileira de soja se estende por quase todo território nacional. O Brasil é o maior produtor mundial e possui uma área plantada de 38,5 milhões de hectares e produção de 135,409 milhões de toneladas. No mundo são produzidos cerca de 362,947 milhões de toneladas e uma área plantada de 128 milhões de hectares. No entanto, o cultivo de soja ainda é pouco explorado em terras capixabas.

O Programa Agro Business acompanhou o período da colheita de soja dos irmãos Arthur e Lucas Sanders em Pinheiros, no extremo norte. Agora, outros produtores rurais estão optando pelo plantio da soja no Espírito Santo.

Em Montanha, norte do Estado, na divisa com o Vale do Mucuri, em Minas Gerais, a plantação de soja já é uma realidade. Vitor Alves, gestor da NA agropecuária, é um dos agricultores que têm investido na cultura do grão em sua propriedade.

O plantio começou neste mês de outubro, com a expectativa de colheita para janeiro de 2023. O produtor espera colher acima de 60 sacas. Vitor Alves também tem plantação de outras culturas como milho e sorgo.

O agricultor é a prova de que com tecnologia de ponta e manejo adequado é possível produzir a soja em território capixaba. A cultura exige uma boa disponibilidade de água. Durante o seu ciclo, a planta da soja necessita de 450 a 800 mm de água. O sistema de irrigação na propriedade será pelo pivô. Ao todo, serão seis pivôs para irrigação da propriedade de forma totalmente otimizada.

“Com o uso sustentável da água e com o uso de compostagem, de inoculantes e microrganismos vivos no solo, a meta é fazer com que a soja seja uma realidade produtiva e sustentável para o clima e para o bolso do produtor do Espírito Santo”, afirmou Vitor Alves.

Vitor destaca alguns desafios que ainda precisam ser destravados para a distribuição da produção agrícola da soja. A melhoria da logística é uma delas. “Para vender nós temos que ir para Belo Horizonte, em Minas Gerais, para fazer com que a produção seja exportada pelo Porto de Vitória”, destacou.

Produção de grãos pode atingir 312,4 milhões de toneladas na safra 2022/23

A produção brasileira de grãos pode atingir 312,4 milhões de toneladas na safra 2022/23. A projeção é do 1º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) neste mês.

Se o volume for realmente confirmado, irá superar em 41,5 milhões de toneladas o recorde obtido na temporada finalizada, quando foram colhidos 270,9 milhões de toneladas.

Dentre os produtos, destaque para soja e milho que juntos devem registrar 279,3 milhões de toneladas. No caso da soja, os agricultores brasileiros devem destinar uma área de 42,89 milhões de hectares, um crescimento de 3,4% se comparada com a safra passada.

Veja mais sobre o agronegócio capixaba no programa Agro Business deste domingo (16), às 08 horas, na tela da TV Vitória, Record.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas