Produtor rural inicia plantio de soja em Montanha
Bebida símbolo do nosso país, a cachaça é um destilado do caldo de cana-de-açúcar fermentado muito conhecido também como branquinha, pinga ou aguardente. Segundo dados do Anuário da Cachaça 2021, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil registrou cerca de 936 estabelecimentos produtores de cachaça. O Espírito Santo continua em destaque em terceiro colocado na produção desta bebida que apresenta diversidade de aromas e sabores.
O município de São Roque do Canaã está entre os municípios capixabas que apresentaram o maior número de cachaçarias, com 10 estabelecimentos. É desta cidade que, em 2007, foi iniciada a produção da Cachaça Arte Suprema, no distrito de São Bento.
A propriedade fica localizada em São Roque do Canaã, na Região dos Imigrantes, uma das regiões conhecidas por preservar as tradições dos descendentes europeus e por valorizar a agricultura familiar.
O visitante tem a experiência completa de acompanhar o passo a passo da produção e degustação das bebidas produzidas na região. Por ali, faz parte da cultura a abertura das propriedades e dos sítios para visitação de turistas.
O proprietário da Cachaça Arte Suprema, Angelo Afonso Locatelli, explica que em nove alambiques são produzidos em torno de 45 mil litros por ano. Já a venda é focada exclusivamente para atender as demandas do agroturismo. Para ele, é completamente satisfatório ter um empreendimento que está entre os municípios que se destacam na produção da cachaça.
“É um mercado muito assertivo em que é possível agregar valor na cachaça. O mercado da bebida está crescendo a cada dia e o agroturismo também. É motivo de satisfação ter escolhido a produção da cachaça para trabalhar e acompanhar os resultados chegando no nosso município e no estado”, afirmou Locatelli.
Segundo dados do Anuário da Cachaça 2021, a maior parte das cachaçarias brasileiras permanece concentrada na região sudeste: 620 cachaçarias, o que representa 66,2% do total no país.
O Espírito Santo é o terceiro no Brasil com maior número de estabelecimentos registrados, ficando atrás apenas de Minas Gerais (353) e São Paulo (143), respectivamente.
Com 64 cachaçarias registradas, o Estado tem quase a metade (47,4%) dos municípios capixabas com pelo menos uma cachaçaria. Outro destaque é a segunda posição no que diz respeito a densidade cachaceira, apresentando um estabelecimento para cada 64.214 habitantes.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória