20% dos bilionários estão ligados ao agronegócio e fortuna chega a R$ 402,2 bilhões
Se um dia a falta de oportunidades de emprego afastou os jovens da área rural para a cidade, o crescimento econômico do agronegócio e a utilização de novas tecnologias e equipamentos de ponta estão atraindo cada vez mais os jovens de volta para as propriedades rurais. Além do trabalho operacional no campo, um novo leque de oportunidades surge para atender às demandas da agricultura familiar em relação aos cargos de liderança. Atenta a isso, a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) promove uma iniciativa que busca difundir a cultura de liderança no setor agropecuário, o CNA Jovem.
A presença dessa geração mais nova nas propriedades rurais moderniza a produção agrícola, potencializa o uso de tecnologias e ajuda a fazer com os jovens fiquem no campo e se dediquem de fato ao agronegócio.
O médico veterinário, Celcino Júnior Martins Barroso, é um produtor rural que através do programa aproveitou a oportunidade para adquirir bagagem cultural e conhecer pessoas e lugares de destaque no Brasil e no mundo.
Com o curso de formação em lideranças, ele desfez alguns paradigmas pessoais e profissionais e passou a investir na propriedade da família em busca de mais produtividade, eficiência e, consequentemente, crescimento da renda familiar.
“O principal impacto foi na quebra de alguns paradigmas pessoais e profissionais. Uma quebra que me deu sustentação para tomar duas decisões importantes: trocar o ramo profissional e retornar às origens e investir na propriedade dos meus pais”, ressaltou.
A qualificação de lideranças no programa CNA Jovem é feita em três etapas distintas e a primeira delas ocorre no formato on-line. Por meio de mentorias e capacitações em técnicas de inovação e desenvolvimento de lideranças, são identificados desafios e os participantes propõem soluções para problemas apresentados.
Desde que foi lançado, o programa já qualificou cinco mil lideranças em todos os estados brasileiros, inclusive no Espírito Santo, onde a iniciativa é conduzida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), em parceria com a Federação de Agricultura e os Sindicatos Rurais.
São desenvolvidos conhecimentos e capacitações em diversas áreas, entre elas, liderança empreendedora, inovação baseada em desafio, proposição de iniciativa de liderança, preparação para sucessão, técnicas de liderança, autoconhecimento e experiências vivenciais.
Pessoas entre 22 e 30 anos podem se inscrever no CNA Jovem, voltado para desenvolver a cultura de liderança do setor agropecuário capixaba. As inscrições estão abertas no www.cnajovem.org.br.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória