Nov 2022
9
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Nov 2022
9
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Produtores capixabas de arábica e conilon entre os finalistas

Guilherme da Silva Oliveira é um dos selecionados na categoria café conilon. Na propriedade Maritacas Coffee, em Nova Venécia, ele produziu um lote de café especial voltado exclusivamente para o concurso.

Ele explica como foi o processo de produção. “Fiz o sombreamento e a adubação para a produção do café especial. Na colheita, selecionei os grãos maduros. Em seguida, eles passaram pelo processo de lavagem e fermentação, depois foram mais 40 dias para a secagem no terreiro suspenso e mais 20 para a pilagem”, detalhou Oliveira.

O cafeicultor é a terceira geração da família que investe no cultivo de café. Há quatro anos participa do concurso, no entanto, somente nos últimos dois conseguiu se classificar entre os melhores. “É difícil, mas não é impossível. Pretendo ir nos três dias de evento para acompanhar de perto toda programação”.

Com a produção de café arábica, Ricardo Serro é um dos capixabas selecionados no Coffee of the Year. O cafeicultor recebeu incentivo do extensionista Cássio Venturini do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para que as amostras de café produzidas por ele fossem enviadas para o concurso.

Ricardo destaca que a produção do café especial envolve desde a preparação para o plantio até a escolha das mudas no Sítio Recanto do Serro, em Santa Teresa.

“A gente cuida da lavoura com a nutrição adequada para as plantas. Na época da colheita, selecionamos os grãos maduros e eles passam pelo processo de descasque. Depois desta etapa, os grãos são colocados para secar em terreno suspenso fechado com controle de temperatura porque o café especial não pode passar de 40°C”, explicou.

O cafeicultor se sente realizado e motivado em saber que o município de Santa Teresa está na rota dos cafés especiais do país. Este é o segundo concurso em que ele participa. Na época, apesar de não ficar no pódio de um concurso na região das Montanhas Capixabas, ganhou em segundo lugar na categoria Sustentabilidade.

Agora, para este, que traz a maioria dos participantes de Minas Gerais e Espírito Santo, a expectativa do cafeicultor é grande para ficar entre os melhores cafés do Brasil. “O Espírito Santo está produzindo cada vez mais cafés especiais de qualidade”, finalizou.

Coffee of the Year incentiva a produção de cafés de qualidade

Criado em 2012, o Coffee of the Year busca reconhecer os melhores produtores nacionais de café arábica e canéfora, além de incentivar a produção de cafés de alta qualidade, atendendo aos regulamentos nacionais e internacionais de boas práticas de produção.

Durante os dois primeiros dias da Semana Internacional do Café, nos dias 16 e 17 de novembro, ficarão disponíveis garrafas com os 10 cafés mais bem pontuados de arábica e os cinco mais pontuados de canéfora para votação do público às cegas.

O evento será realizado entre os dias 16 a 18 de novembro, no Expominas, em Minas Gerais. Os produtores das dez melhores amostras de cafés arábica e das cinco amostras de canéfora serão anunciados no dia 18 de novembro. A premiação dada ao primeiro colocado das duas categorias será um troféu e certificado de campeão, já os demais finalistas receberão um certificado de participação.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas