Capixaba vence mais uma vez concurso durante Semana Internacional do Café
Idealizado pela Académie Du Vin Franklin Bittencourt, o primeiro curso realizado no Espírito Santo de Sommelier de Cachaça vai trazer nomes que são referências nacionais da bebida, nos dias 19 e 20, neste sábado e domingo. Já tem presença confirmada Maurício Maia, cachacier e um dos principais especialistas em cachaças do país, que tem mais de 20 anos de experiência no mercado. A ideia é formar apreciadores e produtores de cachaças para que possam avaliar a qualidade de diferentes cachaças, utilizando técnicas de análise sensorial e degustação.
O curso de Sommelier de Cachaça vai proporcionar dois dias de programação e será ministrado por Maurício Maia, especialista em bebidas destinadas pelo Wine and Spirits Education Trust (WSET) de Londres e colunista do blog “O Cachacier” do jornal O Estado de São Paulo.
Além disso, ele também é embaixador do Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles, o maior concurso de destilados do mundo, e secretário executivo da Cúpula da Cachaça.
O curso pioneiro no Estado tem apoio de alambiques e cachaçarias que tem destaque internacional, entre elas, Cachaça Princesa Isabel, Cachaça Santa Terezinha, Cachaça Arte Suprema, Da Matta Orgânica, White Tiger, Reserva do Gerente, Dose Clássica, Cachaçaria Modolo, Cachaça Mais Uma e a Cachaça Maverick.
Durante dois dias, os participantes vão se atualizar sobre o panorama da cachaça no Brasil e no mundo, o consumo responsável e inteligente, as formas de harmonização da bebida na gastronomia, produção agrícola e resultados por espécies de madeira estrangeiras e nacionais para envelhecimento.
A Académie Du Vin Franklin Bittencourt, localizada em Vila Velha, já formou mais de 200 sommeliers profissionais. De acordo com a organização, uma nova turma vai ser formada em maio de 2023.
Sommelier é o profissional que, por meio da visão, olfato e paladar, sabe distinguir as características de diferentes cachaças e avalia os estilos com análise sensorial e degustação técnica, além de harmonizar com pratos doces e salgados.
Em 2021, a atividade de sommelier de cachaça passou a ser oficialmente reconhecida pelo Governo Federal como profissão. Este passou a ser um fato muito importante para o setor que vem crescendo no país.
O Brasil tem 936 estabelecimentos produtores de cachaça e de aguardente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Espírito Santo também é destaque nacional na produção de cachaça.
Segundo dados do Anuário da Cachaça 2021, o Estado é o terceiro no Brasil com o maior número de cachaçarias registradas, ao todo, são 64.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória