Heringer: CEO renuncia e assume comando da Eurochem; Conselho propõe Bruno Serapião
Nos dez primeiros meses deste ano, o Brasil exportou 90,6 mil toneladas de frango halal para o Catar, país que sedia a Copa do Mundo 2022. Em termos de receita, os negócios somaram 178 milhões de dólares, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Acompanhando o expressivo embarque de frango brasileiro para o Catar, a Uniaves impulsionou a exportação de seus produtos. A empresa, que tem unidade em Castelo, no Espírito Santo, possui o Certificado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), que a habilita a exportar para o mercado árabe. De acordo com o diretor de Negócios do Grupo Pif Paf, Antônio Costa, são exportados por mês 25 contêineres de 27 toneladas para o Catar.
Errata: Uniaves não exportou 90 mil toneladas de frango halal, como o título informava anteriormente.
A Uniaves já tem tradição de exportar os seus produtos para o Oriente Médio e outros países, por ser especializada em frangos halal, abate que respeita os requisitos islâmicos. Nos últimos meses, com a chegada da Copa do Mundo, o volume de exportação de frangos foi intensificado no país arábe.
“Nós vimos as exportações serem intensificadas com a chegada do torneio. Chegamos a enviar mais de 20 contêineres por mês, com cerca de 27 toneladas cada um deles. Em alguns meses, chegamos a enviar 40 contêineres para abastecer a região com os nossos produtos”, destacou o diretor de Negócios do Grupo Pif Paf, Antônio Costa.
Para ele, a melhor parte da relação comercial é saber que um produto 100% capixaba faz parte das festividades com pessoas do mundo inteiro em Doha, no Catar.
Vale destacar que os frangos preparados pela Uniaves são comercializados nos 78 municípios do Espírito Santo, bem como em outros estados brasileiros e exportados para mais de 19 países – Hong Kong, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina e Emirados Árabes Unidos são alguns dos destinos.
A Uniaves tem capacidade de abater 160 mil aves diariamente. Além disso, o padrão de qualidade internacional dos frangos produzidos pela empresa é o mesmo do produto vendido no Brasil.
“Nós mantemos a qualidade internacional porque não tem como enviar um frango para o Oriente Médio e outro para o mercado interno. Usamos o mesmo produto, pois quando o consumidor compra um produto da Uniaves no estado é o mesmo que está sendo consumido no Oriente Médio ou em qualquer lugar do mundo”, explicou.
A Uniaves é especialista em abate halal, que respeita as tradições islâmicas. A fábrica do sul do estado foi construída em direção a sagrada cidade islâmica Meca, já com a estratégia de atender o Oriente Médio e abastecer o mercado interno.
Além disso, o abate é acompanhado por uma certificadora halal, que certifica e acompanha todo processo de fabricação.
Com sistema de distribuição para atender mais de 7 mil pontos de vendas no Espírito Santo, a Uniaves tem mais de 1.300 funcionários na unidade fabril de Castelo. No entanto, é responsável por mais de cinco mil empregos indiretos, pois também acompanha parte da cadeia produtiva desde o processo de incubação de ovos férteis até o produto final.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória