Dez 2022
18
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Dez 2022
18
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Preços das hortaliças e frutas sobem no atacado

Enquanto isso, as frutas de maneira geral também apresentaram aumento de preços. A laranja e a melancia apresentam alta de preços na maioria dos mercados atacadistas, já a banana e o mamão, apesar da baixa nos preços em alguns mercados, também tiveram elevação na média ponderada.

O preço da banana chegou a cair 10,45% na Ceasa de São José (SC), na grande Florianópolis, e 7,97% em Brasília. Contudo, na média ponderada entre todas as Ceasas analisadas, a fruta teve alta de 5,34%.

No caso do mamão, o preço chegou a cair 26,54% em Rio Branco e 11,3% em Goiânia, porém, a média ponderada indicou alta de 0,83%. A queda na oferta de mamão em alguns entrepostos justifica-se pela demanda fraca, pelos altos preços cobrados nos períodos anteriores e pela presença de frutas mais baratas no mercado.

O aumento de preços foi observado em especial para laranja (+4,41%) e melancia (+8,13%). Quanto à laranja, o mês de novembro foi marcado pela alta das cotações e a dificuldade do escoamento da colheita nas propriedades rurais.

O Conab explica que o estudo mensal é realizado com as hortaliças e as frutas com maior representatividade na comercialização nas Ceasas do país e que têm maior peso no cálculo do índice de inflação oficial, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Desta forma, os produtos analisados são: alface, batata, cebola, cenoura, tomate, banana, laranja, maçã, mamão e melancia.

Recorte para o Espírito Santo

Com o recorde para a Ceasa do Espírito Santo, o preço da banana chegou a cair 5,7% e o da melancia 13,47%. Enquanto isso, outras frutas registraram aumento, como a laranja 3%, a maçã 3,2% e o mamão 8,8%.

O preço da cenoura caiu 6,62% enquanto que o preço das outras principais hortaliças subiu. O alface apresentou alta de 14,72%, a batata cerca de 3,76%, a cebola 34,89% e o tomate 14,93%.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas