Cafés especiais de Castelo e Itarana se destacam na 12ª Prêmio Pio Corteletti
Mais de 50 pecuaristas, de 11 municípios do Espírito Santo, receberam 2.175 doses de sêmen de touros leiteiros melhoradores de raças variadas. O objetivo principal é a melhoria genética do rebanho capixaba, por meio da tecnologia de reprodução, que é a inseminação artificial. A entrega foi realizada por extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) nesta semana.
Os produtores rurais cujos sistemas de produção de leite cumprem pré-requisitos básicos de sanidade, manejo e nutrição receberam doses de sêmen convencionais de touros melhoradores das raças Gir Leiteiro, Girolando 5/8 e Holandês para utilização em suas matrizes, com foco na melhoria do rebanho e aumento da produção de leite.
Ao todo, foram entregues até 60 doses por produtor atendido, em quantidades por raça definidas nas visitas de campo, num total de 2.175 doses.
Os produtores são atendidos pelo projeto “Implementação de Política Pública de Estado para Melhoria do Potencial Genético do Rebanho Bovino Leiteiro Capixaba“, sob a gestão da Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres Inovar). Os recursos são da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
O projeto também é parte do Programa Bovinocultura Sustentável, que surgiu em 2021, com o objetivo melhorar o rebanho capixaba, por meio da estruturação das unidades de produção de carne e leite e de resgatar a política pública de melhoramento genético do rebanho capixaba por meio da inseminação artificial.
José Aldano Neto, produtor leiteiro e proprietário do laticínio Queijaria Muribeca, na Serra, recebeu 60 doses. “Toda ajuda que vem para a nossa propriedade é uma forma de nos motivar, especialmente na área leiteira, que é um ramo que temos que ter muitos cuidados e enfrentamos muitos obstáculos. Dessa forma, sei que vou poder melhorar a qualidade do leite e, consequentemente, a minha qualidade de vida”, pontuou.
De acordo com o coordenador de Produção Animal do Incaper, o extensionista Bernardo Lima Bento de Mello, os produtores foram selecionados depois de avaliações em suas propriedades, por meio de visitas feitas pelos extensionistas locais. “Foi realizado um trabalho técnico de acompanhamento, visitação, validação e orientação nas propriedades, bem como a disponibilidade de alimentação aos animais, como reserva alimentar como cana ou silagem”, disse.
Está prevista uma próxima entrega para o primeiro semestre de 2023, outras propriedades estão sendo avaliadas e orientadas pelo Incaper.
A diretora técnica do Incaper, Sheila Cristina Prucoli Posse, destaca que a segunda entrega vai ser realizada para produtores rurais de municípios que ainda não foram contemplados. A segunda entrega está prevista para ser maior do que foi realizada agora. A intenção é atingir todos os estados capixabas com o objetivo de aumentar de forma viável a qualidade do rebanho para produção de leite e atender as nossas cooperativas”, afirmou.
Além disso, os produtores rurais podem se inscrever nos cursos disponibilizados pelo Incaper de Inseminação Artificial pelo site https://incaper.es.gov.br/. Nos últimos anos, foram capacitadas mais de duas mil pessoas nas Fazendas Experimentais do Incaper em Linhares e em Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória