Dez 2022
28
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Dez 2022
28
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Terceiro trimestre: agricultura em queda e pecuária com leve alta

Na agricultura, a pressão de custos tem se mostrado mais acentuada, o que vem causando redução do PIB do ramo desde o início do ano. Entre julho e setembro, a queda foi de 3,25%. Também houve reduções do PIB dentro da porteira (7,48%), na agroindústria (1,01%) e nos agrosserviços (3,15%), na comparação com os patamares de 2021.

Já o PIB da pecuária cresceu no terceiro trimestre: 1,23%. Nesse caso, apenas o PIB dos insumos recuou (3,10%), com altas para a pecuária dentro da porteira (3,51%), para a agroindústria (0,16%) e para os agrosserviços (0,39%). Para o segmento primário pecuário, o bom resultado refletiu especialmente o aumento da produção.

No acumulado de janeiro a setembro, o PIB apresentou queda importante no ramo agrícola (5,69%) e modesta redução no ramo pecuário (0,24%). O PIB dos insumos cresceu no período (25,33%) e foram registradas reduções acumuladas nos segmentos primário (11,93%), agroindustrial (0,79%) e de agrosserviços (5,17%).

 

Entenda: análise do acumulado de janeiro a setembro

O resultado negativo do PIB do ramo agrícola no acumulado decorreu especialmente da forte alta dos custos com insumos para a produção agrícola (dentro da porteira) – notar o importante crescimento do PIB dos insumos agrícolas (37,79%), que decorreu sobretudo dos maiores preços dos fertilizantes e dos defensivos.

O PIB do segmento primário agrícola foi pressionado negativamente pelas menores safras de soja e cana-de-açúcar. No caso da agroindústria de base vegetal, a modesta queda do PIB no período (0,30%) também reflete o avanço dos custos (das matérias-primas agrícolas e de outros custos industriais) de forma mais intensa que o avanço do valor da produção.

O PIB agroindustrial também tem sido pressionado negativamente pela redução da produção em setores relevantes, como as indústrias de base florestal, têxtil vestuarista e açucareira. Esse estreitamento das margens aliado às menores produções em setores agrícolas e industriais relevantes, explica a queda do PIB dos agrosserviços (5,79%).

O PIB do ramo pecuário apresentou leve queda (0,24%), com reduções para todos os segmentos, exceto o primário. No segmento primário pecuário, a alta de 5,74% do PIB reflete algum aumento do valor bruto da produção, devido à maior produção e aos preços levemente maiores frente a 2021, somado à redução dos custos com insumos.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas