Dez 2022
31
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Dez 2022
31
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Aposta está nos cafés especiais

Há quatro anos, a Pranai Chás trabalha para que todos os processos produtivos ocorram de forma natural. Por lá, não são utilizados aromas artificiais nos blends e a empreendedora prefere fazer parcerias com fornecedores locais que vendem produtos (frutas e ervas) orgânicos.

“Desde o início da empresa nós optamos por comprar os insumos orgânicos. A nossa intenção é continuar fomentando o mercado de chás no Espírito Santo. Muitos produtores que antes perdiam parte de sua produção podem fazer a desidratação desses produtos e fornecer para empresas de chás como a nossa”, explicou a proprietária Bárbara Sant’anna.

De acordo com Bárbara, está contemplado no Plano de Negócios (feito com o Sebrae/ES) aumentar o espaço de produção da fábrica em Domingos Martins, bem como expandir para outros municípios capixabas.

“Estamos buscando investimento para isso acontecer. Além disso, estamos refletindo sobre a possibilidade de ir para Venda Nova do Imigrante ou colocar parte da produção em Vitória ou Vila Velha por conta da logística dessas regiões”, destacou.

A fábrica de Pedra Azul será mantida porque funciona em um espaço compartilhado com o empreendimento de kombuchas, Botika Lab. A intenção da empreendedora é continuar com o ponto de atendimento e aumentar a produção de forma gradual sem perder a qualidade dos blends produzidos.

São produzidos 1.000 pacotes de chás por mês, com uma média de 30 gramas cada. A intenção é aumentar 45% da capacidade produtiva em doze meses, já em cinco anos para 75%. Atualmente, os pontos de vendas estão concentrados em Vitória, Vila Velha, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Domingos Martins.

Empresa investe em vendas on-line e kits exclusivos

Para se destacar no mercado e ampliar as vendas em datas comemorativas, a Pranai Chás está com um site novo, preparado para as vendas on-line e atendimento exclusivo para cada cliente, que ainda tem a oportunidade de escolher algum dos cinco kits oferecidos na loja ou montar um exclusivo.

E por ser a primeira empresa capixaba a investir em chás especiais, seguindo uma tendência de mercado – a exemplo de outras bebidas, como cafés e cervejas especiais – a Pranai ainda trabalha com criatividade e inovação. “Os kits podem ser só de chás, mas o cliente ainda tem a opção de incluir utensílios, como bules, infusores e xícaras”, contou Bárbara.

Ela, por sinal, já fez o Empretec, realizou o Plano de Negócios da empresa com o Sebrae/ES e também participou do projeto ALI Produtividade. A lista ainda inclui as consultorias de formação de preços e financeira, além de ter participado da Feira do Empreendedor. “O Sebrae/ES é uma mãe. Eu estou sempre em contato, principalmente porque eles têm me ajudado muito”, ressaltou a empreendedora.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas