Produtores de Santa Maria de Jetibá estimam colheita de toneladas de lichia e pitaya
No município de Montanha, no Espírito Santo, o produtor Vitor Alves investiu no cultivo de soja para diversificar a produção agrícola e o faturamento da propriedade. O plantio do grão, realizado em outubro do ano passado, rendeu uma boa safra e números positivos ao produtor. Na primeira colheita realizada nesta segunda semana de 2023, a estimativa é de 85 sacas por hectare, sendo superior à média nacional.
A produção brasileira de soja se estende por quase todo território nacional. O Brasil é o maior produtor mundial e possui uma área plantada de 40,9 milhões de hectares e produção de 123,829 milhões de toneladas. No mundo, são produzidos cerca de 355,588 milhões de toneladas e uma área plantada de 130 milhões de hectares.
No entanto, o cultivo de soja ainda é pouco explorado em terras capixabas, sendo o estado do Mato Grosso o maior produtor brasileiro de soja, com a produção de quase 40 milhões de toneladas em mais de 10 milhões de hectares.
Em Montanha, norte do Estado, na divisa com o Vale do Mucuri, em Minas Gerais, a colheita de soja já é uma realidade na propriedade de Vitor Alves, gestor da NA agropecuária. Além de investir na soja, também tem plantação de outras culturas como milho e sorgo.
O agricultor é a prova de que com tecnologia de ponta e manejo adequado é possível produzir a soja em território capixaba. A cultura exige uma boa disponibilidade de água. Durante o seu ciclo, a planta da soja necessita de 450 a 800 mm de água. O sistema de irrigação na propriedade é realizado pelo pivô.
“A soja entra impulsionando ainda mais a produtividade da propriedade. Ainda não sabemos as variedades corretas, mas fomos agraciados com a colheita de 85 sacas por hectare. Os números foram superiores às nossas expectativas e dão ânimo para continuar produzindo no Espírito Santo”, destacou Alves.
Segundo ele, o beneficiamento é uma questão de tempo para ser realizado na região. “Nós temos um produto de qualidade e disponível ao capixaba. Com o beneficiamento da soja, é possível ter a transformação em óleo e farelo de soja”, disse.
Veja mais sobre o agronegócio capixaba no Programa Agro Business deste domingo (15), às 08 horas, na tela da TV Vitória, Record TV.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória