Cresce a adoção de produtos biológicos pelos agricultores brasileiros
Atraídos pela Vitória Stone Fair, considerada a maior feira de rochas ornamentais das Américas, executivos da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) se reuniram com lideranças do agronegócio e do governo do Espírito Santo para discutir estratégias de exportação. No Palácio Anchieta, nessa terça (07), foram discutidas ações de apoio e promoção para o acesso ao mercado internacional de quatro cadeias produtivas do agro capixaba. Jorge Viana, que assumiu a presidência da ApexBrasil recentemente, veio prestigiar a abertura da feira – que acontece entre os dias 7 e 10 de fevereiro no Pavilhão de Carapina, na Serra.
No encontro, o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, e o secretário de Agricultura Enio Bergoli apresentaram quatro cadeias produtivas do agronegócio capixaba aos representantes da ApexBrasil. A parceria entre a agência e o governo é de longa data e deve permanecer nesta nova gestão do governador Renato Casagrande.
“O Espírito Santo tem uma boa diversificação do agro, produtos agrícolas de qualidade, agroindústrias em franca expansão e registros de Indicação Geográfica para cafés, pimenta-do-reino e cacau. Esses fatos favorecem a consolidação de parcerias com a ApexBrasil, tanto na capacitação quanto na promoção de nossos arranjos produtivos, no sentido de conquistarmos mais espaços no mercado internacional com produtos especiais e de maior valor agregado, o que gera mais dinamismo, emprego e renda em nosso estado”, destacou o secretário Enio Bergoli.
O Espírito Santo é reconhecido por ser um estado exportador de rochas ornamentais, café, aço, pimenta-do-reino, minério de ferro, entre outros produtos.
Durante conversa com a coluna Agro Business, Jorge Viana declarou que, quando assumiu a ApexBrasil em janeiro, tomou a decisão de visitar todos os estados brasileiros para conversar com os governadores e com os setores produtivos e incentivar as exportações.
“A função da agência é incentivar as exportações, promover as empresas e os produtos brasileiros no exterior e buscar investimentos. O único jeito para fazer isso é conversar com quem trabalha e produz. O Espírito Santo é uma referência em exportação, é um estado pequeno em dimensão territorial, mas é um dos maiores do Brasil do ponto de vista das exportações”, afirmou Jorge Viana.
Essa parceria já rendeu resultados positivos e de sucesso, como o PEIEX-ES, programa que incentiva a entrada de empresas capixabas no mercado internacional, com orientação técnica e capacitação. Para 2023, estão no planejamento ações que aumentem as exportações no Espírito Santo, tornando o trabalho desenvolvido em terras capixabas como modelo para outros estados.
O presidente da ApexBrasil quer ampliar as conversas com as cooperativas e com agricultores do estado visando o aumento das exportações do Espírito Santo. “Sem abrir mão de trabalhar o fortalecimento daquilo que também é da indústria como, por exemplo, as rochas ornamentais”, destacou.
Jorge se surpreendeu com o potencial das cadeias produtivas do agro capixaba. “É impressionante o acúmulo de conhecimento do café, do cacau, da pimenta-do-reino e da celulose produzida no estado”.
Está no planejamento das próximas reuniões reunir vários setores e cooperativas do agro para aproximar o governo federal das lideranças capixabas. Para esse momento, existe expectativas de uma possível vinda ao estado do Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória