Cidades capixabas estão entre as melhores do país para fazer negócios no agro
A capital do Espírito Santo vai receber uma superintendência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), maior banco de desenvolvimento regional da América Latina. O anúncio foi feito durante o encerramento da Vitória Stone Fair, no Pavilhão de Carapina, pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Em conversa com a coluna Agro Business, o superintendente do BNB, que responde por Minas Gerais e Espírito Santo, Wesley Maciel, confirmou que o Conselho de Administração deve aprovar o estudo para a instalação da superintendência em território capixaba em no máximo 30 dias.
Durante o último dia da Vitória Stone Fair, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, anunciou uma superintendência do Banco do Nordeste na capital do Espírito Santo. Na quinta-feira (09), Lira participou de um jantar com o governador, secretários e membros da bancada capixaba no Palácio Anchieta.
“Fizemos ontem à noite uma ligação para o presidente do Banco do Nordeste. Ele ratificou que em 20 ou 30 dias vai instalar uma superintendência em Vitória para dar cobertura a uma parcela de municípios do estado que podem pegar financiamento”, disse.
O governador Renato Casagrande declarou que a situação é de extrema importância para o Espírito Santo e chega para somar esforços com o Banco do Brasil, Banestes, Bandes e com os bancos privados.
“Hoje, a sede da superintendência fica em Montes Claros, no norte de Minas Gerais. Ter uma aqui no estado vai aproximar o banco do setor produtivo. Nós temos no estado uma parte ligada à agricultura e a atividade industrial muito forte, além de empresas grandes e médias que se instalam no norte do estado”, destacou Casagrande.
Em conversa com a coluna Agro Business, o superintendente do Banco do Nordeste de Minas Gerais e Espírito Santo, Wesley Maciel, confirmou que um estudo está sendo finalizado e a pauta deve entrar em discussão no Conselho de Administração do banco em até 30 dias.
“Depois de aprovado, o presidente planeja a abertura imediata da superintendência. Como somos um banco público, ainda vamos seguir todos os trâmites para aluguel do espaço. Ainda deve demorar um pouco para termos a sede oficial como o banco merece, mas também existe a possibilidade de parcerias com outros órgãos como Sebrae e Findes para colocar uma unidade de forma provisória ou até mesmo nas nossas agências até que a de Vitória esteja pronta”, disse.
Maciel também afirmou que a nomeação do novo superintendente do Espírito Santo está programada para ser em março deste ano.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória