Fev 2023
16
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Fev 2023
16
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Produtores acompanharam os resultados em Linhares

Durante o primeiro encontro técnico, no último dia 11 de fevereiro, em Baixo Quartel, na cidade de Linhares, foram divulgados os resultados obtidos em dois anos (2020/21 e 2021/22) no monitoramento de 30 propriedades participantes.

Por conta da necessidade de conscientização e mitigação da escassez de água, a Fundação Hanns R. Neumann Stiftung em parceria com a Nescafé criaram o projeto “Irrigação Eficiente e Melhoria na Gestão da água” destinado a produtores rurais a fim de melhorar a eficiência hídrica nas fazendas através do monitoramento das irrigações e boas práticas, aprimorando assim sua gestão hídrica.

A Hanns R. Neumann Stiftung (HRNS) tem sede em Hamburgo, na Alemanha, mas também opera no Brasil, Indonésia, Etiópia, Uganda, Tanzânia, Honduras e Guatemala. Fundada em 2005, a organização tem uma longa história de trabalho com famílias de pequenos produtores de café. Os objetivos da fundação são a melhoria dos meios de subsistência em ambientes rurais tropicais, o apoio aos jovens, bem como a proteção da natureza e do meio ambiente.

Para Thiago Rossi, gerente do Projeto na Fundação Neumann, os impactos de um manejo pouco eficiente vão além de problemas no cafezal porque a água influencia a manutenção de diversos fatores na lavoura, como a vida do solo e sua estrutura, além da dinâmica de nutrientes e o crescimento de raízes.

“Acredito, portanto, que o mais importante é perceber que estamos conectados com a água em diferentes formas e em diferentes níveis e, por isso, precisamos estar atentos às consequências que ocorrem não só em nossa propriedade mas no todo.” destacou Thiago.

Sabe-se que a água é fonte de vida e o principal elemento na conservação dos ecossistemas, porém é um recurso finito, ou seja, com os atos de desperdício e poluição reduzem suas reservas para continuidade no abastecimento.

“Quando a gente fala de gestão da água, não falamos somente sobre redução de água porque não adianta deixar de irrigar o que precisa, até porque sua planta vai sentir e vai acabar não produzindo de acordo com sua capacidade, por isso a necessidade em usar este recurso da forma ideal, no momento ideal, otimizando a água junto a novas tecnologias pois elas viabilizam uma maior percepção de forma precisa e automatizada”, ressalta Verônica Bitti, supervisora Agrícola Cafés da Nestlé.

Novas propriedades serão selecionadas

O projeto terá a participação de novas propriedades e a seleção será realizada em parceria com secretaria de agricultura do município, contemplando assim produtores rurais locais da cidade.

“Olha a oportunidade que temos hoje de entender a necessidade de usar a água de forma correta para que daqui a 30, 40 anos não possamos olhar para para trás e ver o que poderíamos ter feito para mudar a realidade e não fizemos” ressaltou o produtor rural Douglas Peruchi.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas