Mar 2023
5
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Mar 2023
5
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Exportadores projetam 750 milhões de dólares em negócios na feira

Das 168 empresas inscritas no processo realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), apenas 68 foram selecionadas para prospectar novos negócios na feira. Os produtos foram expostos em quatro pavilhões: World Food (nacional), Beverage (bebidas), Meat and Poultry (carnes) e Pulses, Grains & Cereals (especiarias, grãos e cereais).

Das empresas participantes, 12 atuam no segmento de café, sendo que algumas realizam todo o processo de produção até as vendas, e outras apenas exportadoras do produto. Junto com a mineira Shan Jabal Coffee e a Falcafé, a TPJ Cafés expôs os seus produtos pela primeira vez nos estandes – apesar dos empresários já terem visitado a feira em outras ocasiões como visitantes.

A feira ter sido realizada em Dubai não foi coincidência porque a cidade é uma das principais portas de entrada para o comércio com países árabes e com a África, mercados considerados de relevância para o agronegócio e para a indústria de alimentos e bebidas. Em 2022, as exportações brasileiras para o Oriente Médio chegaram a US$ 17,18 bilhões, cerca de 5,14% de todas as vendas internacionais do país.

Por reunirem os principais avanços e lançamentos em cada setor, grandes feiras internacionais como a Gulfood favorecem o intercâmbio e os negócios. Neste ano, o evento recebeu mais de cinco mil empreendimentos de 120 países. De acordo com projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que também incentivou o evento, são esperados US$ 750 milhões em negócios nos próximos doze meses.

“O retorno de captação de clientes foi muito gratificante, nós aproveitamos para reativar o contato com pessoas que não víamos há algum tempo e levar amostras de cafés para os participantes. Negociamos 32 mil sacas de cafés com clientes interessados no mercado de grãos. Além de ser importante para fortalecer as atividades que já desempenhamos, nós ganhamos mais experiências e contatos”, destacou Tarsil Vitório.

Amostras de produtos da empresa foram levadas para os participantes conhecerem, mas os empresários garantem que o produto que mais fez sucesso foi o café instantâneo “Drip Coffee”. Lançado em 2021 com os aromatizantes de Chocolate Suíço e Cacau com Baunilha, tem agradado os consumidores que estão em busca de mais praticidade.

Empresa exportou mais de 700 mil sacas em 2022

A TPJ Cafés foi fundada pelos irmãos e empresários Patrique, Tarsil e Jader Vitorio. São mais de 200 funcionários nos municípios de Espera Feliz, em Minas Gerais, e Dores do Rio Preto, no Espírito Santo. Ao longo de 14 anos no ramo de exportações, os cafés já foram enviados para mais de 30 países – inclusive para o Oriente Médio. Em 2022, foram exportadas mais de 700 mil sacas de café.

Além de estar entre as 15 principais exportadoras de café do Brasil, Patrique Vitório, um dos fundadores da marca, destaca que entre os diferenciais estão os seguintes aspectos: a proximidade com os cafeicultores e a localização privilegiada na região do Caparaó.

“A empresa foi construída com uma base familiar e nós temos o contato direto com os produtores rurais, ou seja, na origem dos produtos. Também estamos em uma localização privilegiada, que é no Caparaó, reconhecido por produzir cafés de excelentes qualidades”, explicou Patrique.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas