Mar 2023
7
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Mar 2023
7
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Formação de líderes: 90 colaboradores receberam capacitação

O programa de desenvolvimento para lideranças foi instituído em três linhas em que cada uma das categorias de liderança ficou voltada para desenvolver habilidades de autoconhecimento, comunicação, gestão de tempo, conflitos, entre outros temas.

As reuniões foram pautadas por dinâmicas, reflexões e debates que criaram ambientes de aproximação e troca de experiências para 90 colaboradores.

Ao mesmo tempo, as atividades foram pensadas com o intuito de promover a integração e gerar a noção de conjunto e pertencimento a uma estrutura que ultrapassa os limites da planta do Maranhão. Além de 11 unidades industriais espalhadas pelo Brasil, a Suzano tem estrutura de distribuição global para abastecer mais de 60 países.

O primeiro grupo reuniu profissionais que ocupam o cargo de analistas seniores mapeados para assumir posições de liderança no futuro. Nesta etapa, foram tratados temas como comunicação assertiva, relacionamento com equipes colaborativas, resolução de problemas, jornada da transformação e planejamento do tempo.

No segundo grupo participaram os consultores e supervisores que já atuam na condução de pessoas e/ou processos. Os eixos temáticos ficaram concentrados acerca de autoconhecimento, relacionamentos sustentáveis, gestão de pessoas e processos, bem como comunicação não violenta, positiva e assertiva. Com os dois primeiros grupos foram realizadas quatro reuniões temáticas de quatro horas e um intervalo de 15 dias entre os encontros.

Com duração um pouco maior de treinamento, os gerentes, que já atuam em posição de lideranças, também foram contemplados e participaram da capacitação de quatro horas em oito encontros temáticos. As atividades ficaram focadas em mediação de conflitos com foco em soluções, gerenciamento de mudanças, gestão de pessoas e processos.

A gestora de Treinamento e Desenvolvimento da Rhopen, Fabíola Costa, destaca que o diferencial deste projeto está na abordagem dos diferentes níveis de liderança. Foram incluídas pessoas que já são líderes e também aquelas que demonstram ter habilidades necessárias para ocupar o cargo no futuro.

“Trabalhamos com as equipes as habilidades de comunicação, relacionamento, gestão de conflitos e a temática da mudança. A Suzano está atenta às novas formas de liderar até porque os processos mudaram com a chegada das novas gerações e, além disso, o mundo digital também chegou para ficar. É importante que o líder se preocupe com todos os colaboradores presentes na empresa, desde o funcionário que entrou recentemente no mercado até aquele que já tem uma base sólida e experiência”, explicou Fabíola.

Acompanhe no Instagram e no Youtube

“Fazer a ponte entre os colaboradores ampliou os resultados”, diz coordenadora de RH da Suzano

A capacitação, além de abordar os temas que envolvem o feedback, liderança situacional, segurança psicológica e comunicação, teve como foco o atributo de influência das lideranças. A intenção é que em uma relação sustentável entre líder e equipe a proximidade deve ser estabelecida para gerar confiança e produtividade nas atividades desempenhadas cotidianamente.

Segundo Andreia Bolzan, coordenadora de RH da Suzano, em Imperatriz, os treinamentos realizados com as equipes são apenas o início de uma jornada. Nesta etapa inicial, foram realizados mapeamento de perfil, trabalho de autoconhecimento com ferramentas de gestão para o desenvolvimento das pessoas.

“Identificamos o sucesso deste trabalho ao ponto de que foi muito rico escutar os gerentes executivos das plantas industriais e as suas expectativas em relação aos atributos de liderança que precisam ser desenvolvidos. Fazer essa ponte entre os colaboradores ampliou os resultados na Suzano localizada em Imperatriz, no Maranhão”, destacou Andreia.

 

 

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas