Espírito Santo registrou 386 alertas de desmatamento entre 2019 e 2022, estima MapBiomas
O Espírito Santo está prestes a ganhar um novo percurso turístico. Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) um projeto de lei para criação da Rota do Vale do Emboque, localizada no município de Conceição do Castelo, região serrana do Espírito Santo. A região é muito conhecida pelos turistas e visitantes por receber expedições por meio da antiga Rota Imperial. De acordo com o empresário e presidente da Associação do Vale do Emboque, Cristiano Lopes, está nos planos para os próximos meses a construção de uma cervejaria, o que deve incentivar o desenvolvimento de empreendimentos na região.
A iniciativa para a criação do trajeto turístico aponta que a rota deverá ser declarada como de relevante interesse turístico e cultural.
“A região é considerada uma das paisagens mais lindas do estado e guarda um pouco da história do Brasil. Na época do Brasil Império, escravizados utilizavam essa rota para fugir das fazendas de café da região”, apontou o documento.
Na justificativa da proposta, o deputado aponta que a região tem grande potencial para o turismo de aventura em virtude do relevo montanhoso.
A Associação do Vale do Emboque tem trabalhado na promoção do turismo na região há dois anos, e o primeiro empreendimento previsto é a Cervejaria Vale do Emboque, com investimento de R$ 600 mil. O projeto está em andamento, e a expectativa é que as obras comecem ainda este ano, com abertura ao público prevista para o ano que vem.
O empresário Cristiano Lopes acredita que, com a formalização da rota e o sucesso do primeiro empreendimento, outros negócios serão atraídos para a região. Ele destaca que a região é muito bonita e possui um grande potencial, e que a iniciativa ainda é embrionária, mas muitas pessoas já acreditam nela.
“Nós contratamos um plano de negócios com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) para fazer um diagnóstico acerca do potencial turístico da região, apresentamos para a comunidade e para os empreendedores locais. Estamos lutando para trazer melhorias para o Vale do Emboque e estamos com o projeto para a construção da cervejaria em andamento. O local tem muito potencial e deve se expandir ao longo dos anos”, destacou Lopes.
A expectativa é que a Rota do Vale do Emboque atraia turistas interessados em explorar a história e as belezas naturais da região, além de incentivar o desenvolvimento econômico local. Com a formalização da rota, é possível que outras iniciativas surjam e a região se torne um novo ponto turístico do Espírito Santo.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória