Abr 2023
16
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Abr 2023
16
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Jerônimo Monteiro é conhecido como a Terra da Laranja

A laranja está entre as principais culturas em Jerônimo Monteiro, região sul do estado, e é comercializada em 73 propriedades. Um dos produtores mais antigos da região é Dair Nascimento, que tem mais de 40 anos de experiência na área.

O sítio de 3 hectares é local de estudos e recebe muitos visitantes de outros estados e até do exterior. O produtor faz as próprias mudas que são cultivadas na fazenda e também consegue plantar duas variedades da fruta no mesmo pé.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) desenvolve diversos trabalhos em Jerônimo Monteiro, entre eles, a capacitação de produtores e mapeamento genético das frutas.

A extensionista Marianna Abdalla explica que as capacitações oferecem mais segurança para quem vende e para quem compra as mudas. “Estamos trabalhando com a difusão de variedades integradas  de copa e porta-enxerto de laranja avaliado na percepção dos agricultores recomendados para a região”, disse.

Jerônimo Monteiro é o maior produtor de laranja do Espírito Santo. Por ano, são colhidas 2.700 toneladas da fruta e cultivadas variedades diferentes, mas a folha-murcha é responsável por tornar Jerônimo Monteiro a terra da laranja.

“A fruta é colhida no final do ano entre os meses de outubro a dezembro, podendo se estender até janeiro e fevereiro. Uma característica do fruto é que nós já fizemos análise sensorial comparando essa laranja com outras oriundas de São Paulo e Sergipe, comercializadas na Ceasa e essa laranja tem sido a preferência do consumidor”, afirmou.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas