Boas práticas no cultivo da laranja garantem mais produtividade para produtores de Jerônimo Monteiro
O agronegócio brasileiro é um dos motores da economia do país. Em 2022, o número de trabalhadores em atividade ficou em 18,97 milhões, sendo o melhor resultado desde 2015. No entanto, os desafios relacionados à gestão de pessoas representam o tamanho, a diversidade e a complexidade deste setor. A profissionalização da gestão de Recursos Humanos torna-se indispensável para empresas que querem ampliar as fronteiras e prosperar. A Rhopen Consultoria está em expansão para levar soluções de gestão de pessoas e departamento pessoal para o agro. Após inaugurar uma unidade em Rondonópolis, no Mato Grosso, busca investidores em Goiás para fixar sua presença no Centro-Oeste brasileiro e conquistar espaço no setor.
A consultoria capixaba de recursos humanos já atende grandes indústrias no Maranhão, Espírito Santo e Minas Gerais. Atualmente, a Rhopen conta com 10 unidades (duas próprias e oito franqueadas) nos principais centros de negócios do Brasil. Até 2024, a previsão é alcançar 30 unidades.
A empresa chegou em Rondonópolis para oferecer ao mercado local toda a sua experiência e dinâmica de processos. O ingresso faz parte da estratégia de expansão nacional da marca e conta com uma parceria local para representação do portfólio de serviços.
A diretora-técnica da unidade da Rhopen em Rondonópolis, Mariana Suaki, juntamente com a sua sócia Rosângela Pinheiro, explica que desde a inauguração em janeiro, diversas oportunidades de negócios surgiram, principalmente, em recrutamento e seleção. No ano passado, o município se destacou com mais de 5 mil novas vagas, sendo a cidade que mais gerou emprego no interior do estado.
“Em Rondonópolis, nós temos o cenário com empresas do agronegócio já estruturadas em Recursos Humanos e que, eventualmente, contratam consultorias para projetos pontuais em treinamentos e mentorias, mas também temos empresas com menos estrutura. Nós trabalhamos com vários tipos de serviços em RH, mas estamos percebendo que muitas delas estão buscando por projetos específicos em aposentadorias, plano de carreira, sucessão familiar, entre outros”, explicou Mariana.
Segundo o gestor de Franquias da Rhopen, Rodrigo Rocha, a expectativa é encerrar o ano com, pelo menos, mais três unidades franqueadas na região Centro-Oeste. O cenário é positivo pela estimativa de crescimento de muitas empresas voltadas aos setores do agronegócio, farmacêutico, industrial e logístico.
A diretoria da Rhopen tem mais de 20 anos de experiência em recursos humanos e, além disso, para os franqueados são disponibilizados manuais técnicos para a melhoria na gestão do negócio.
Para avançar em mais estados brasileiros, a Rhopen já confirmou participação na feira de franquias Franchise4U no mês de maio, em Goiânia, para estreitar o contato da marca com potenciais investidores da região.
“A intenção é visitar possíveis investidores e empresas de grande e médio porte que estão em busca de melhorias no desenvolvimento de RH, recrutamento e seleção de profissionais qualificados, formação de lideranças, apoio no departamento pessoal e no processo de encontrar erros nas folhas de pagamentos dos funcionários, com o uso da tecnologia Robô IG, que detecta falhas comuns em torno de 40 minutos”, explicou.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória