Cacauicultores capixabas desaprovam norma para importação de cacau da Costa do Marfim
O mercado de carbono será uma das pautas da quarta edição do Encontro Agro Business, que acontece nesta sexta-feira (28), às 08h30, no Cerimonial Solarium, em Linhares. Responsável pela gestão de 13 milhões de hectares de florestas plantadas ao redor do mundo, a empresa capixaba Inflor é uma das confirmadas no evento. O CEO da empresa, Carlos Albuquerque, participará do painel “Construindo um futuro sustentável: desafios e oportunidades do ESG”, ao lado de Sávio Sardinha, head da Agrocarbono, vertical da Future Carbon Group. O painel será mediado pela diretora executiva do Instituto Ideias, Luana Romero.
O evento acontece nesta sexta-feira (28) presencialmente no município de Linhares. Para se inscrever, basta acessar o link e utilizar o cupom STEFANY100 para gratuidade no ingresso.
Os setores mais promissores para gerar créditos de carbono no Brasil são os de floresta, agropecuário e de energia, segundo estudo apresentado pela empresa WayCarbon. A estimativa aponta que o Brasil tem condições de movimentar entre US$ 493 milhões a US$ 100 bilhões com o mercado de carbono e gerar 8,5 milhões de empregos até 2050.
No Brasil, o mercado de carbono está em vias de regulamentação e deve permitir que empresas ou atividades neutralizem suas emissões de gases que provocam o efeito estufa comprando créditos de iniciativas “verdes”.
Na quarta edição do Encontro Agro Business, o CEO da Inflor, Carlos Albuquerque, irá abordar sobre o mercado de carbono, que se tornou um vetor importante para a mudança da matriz energética.
Diante deste contexto, a Inflor é uma empresa capixaba líder mundial em gestão florestal que faz a gestão de 13 milhões de hectares de florestas plantadas ao redor do mundo. Desde 2001, o trabalho realizado vai desde a elaboração de estudos do uso do solo até a entrega de madeira no seu destino final.
Carlos Albuquerque destaca que ao longo dos anos o Brasil incorporou as melhores práticas, ferramentas e sistemas de gestão florestal. E a empresa passou a seguir na mesma linha, oferecendo tecnologias e soluções para a gestão de florestas para clientes em países como, Uruguai, Colômbia, China e Estados Unidos.
“O mercado florestal sempre foi fiscalizado e monitorado, permanecendo muito ligado à sustentabilidade como um todo. No Brasil, para cada hectare de floresta plantada, 0,7 é preservado, sendo obrigatório por lei. Isso torna o setor realmente atento à preservação do meio ambiente, preocupando-se com a origem da madeira, reflorestamento, normas internacionais e se está gerando riquezas para todos. Além disso, as empresas impactam positivamente a sociedade, trazendo renda e progresso para as áreas em que investem”, explicou.
Segundo ele, o setor florestal tem monitorado o mercado de carbono, com investimentos em projetos de reflorestamento de áreas degradadas e de preservação. Ainda mais neste momento em que cada vez mais o público e o consumidor tem olhado para as práticas e certificações de sustentabilidade das empresas.
No mesmo painel, também está confirmada a participação de Sávio Sardinha, head da Agrocarbono, vertical da Future Carbon Group. Também consta na programação especialistas, como o head de Agricultura da Kraft Heinz, Pedro Malta; o diretor de Marketing da América Latina da John Deere, João Pontes; e o gerente Operacional da Granja Faria, André Pedroso.
Além disso, estão previstas as participações do secretário de Agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli; do diretor executivo da Futura, Heitor Fernandes; e do Orlando Caliman, economista da Futura e coordenador estratégico do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag).
O encontro também contará com a apresentação de dados da Futura Inteligência – uma das maiores empresas de pesquisa e inteligência de mercado do país – que evidenciam as potencialidades do agronegócio no Espírito Santo.
Os números do setor, as perspectivas das principais combinações do agronegócio e temas relacionados à sustentabilidade, inovações no campo e agricultura de mercado estão entre os assuntos presentes no encontro, que acontece no próximo dia 28 de abril, em Linhares.
Após o sucesso das edições anteriores, o Folha Business, uma iniciativa da Apex com a Rede Vitória, realiza o quarto Encontro Agro Business com a participação de empreendedores, produtores e importantes nomes do agronegócio nacional.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória