Produtores de Mogno Africano investem na plantação de mais 25 mil árvores nativas em Mimoso
No Espírito Santo, o número de agroindústrias de pequeno porte de produtos de origem animal incluídas no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES) cresceu 830% em cinco anos. Até o momento, existem 58 estabelecimentos que ampliaram a comercialização dos seus produtos para todo território capixaba. Após adquirir o selo nos rótulos dos produtos, uma das empresas que presenciou as vendas crescerem foi o Laticínios Mochuara, da zona rural de Cariacica. De acordo com os proprietários, as vendas aumentaram em mais de 1.000%.
O empresário Gilberto Vieira explica que conseguiu a licença do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em 2013, passando a comercializar os seus produtos no município. Em 2019, passou a vender para todo estado do Espírito Santo em pequenos, médios e grandes estabelecimentos.
Tudo começou em um espaço de 11 metros quadrados, onde atualmente funcionam as câmaras frias. Após adquirir o registro municipal, passou a fabricar os produtos em um espaço de 100 metros quadrados. Como as vendas já estão liberadas para todo território capixaba, a fábrica se expandiu e dobrou de tamanho, chegando a quase 200 metros quadrados.
Com o registro as agroindústrias podem vender para todo o estado oferecendo produtos de qualidade e segurança para a população capixaba. O Susaf é voltado exclusivamente para as agroindústrias de pequeno porte.
Carolina Dadalto, a coordenadora do Susaf do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf-ES) explica que para produzir produtos de origem animal e comercializá-los, as empresas devem ser registradas em um serviço de fiscalização. São três níveis de fiscalização: municipal, estadual e federal.
“A fiscalização municipal é realizada pelas secretarias de Agricultura, que permite a comercialização dos produtos nos municípios; a estadual é realizada pelo Idaf-ES, que permite a comercialização em todo o estado; e a federal é realizada pelo Ministério da Agricultura (Mapa), que permite em todo o país”, explicou Dadalto.
Na agroindústria de Cariacica são produzidos leites, queijos, iogurtes e manteigas. A coordenadora do Susaf explica que além da expansão da estrutura, o laticínio passou a produzir uma quantidade maior de produtos e utilizar equipamentos mais modernos para garantir mais qualidade na produção.
“Eles utilizam fornecedores de matéria-prima da região e fazem análise do leite no laboratório do Idaf periodicamente para garantir a qualidade da matéria-prima para garantir que os produtos não tenham contaminação para o consumidor”, disse.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória