Agroindústrias capixabas aumentam as vendas após adesão ao Susaf
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Espírito Santo detém o título de maior exportador brasileiro de Gengibre, sendo os municípios de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e Domingos Martins os maiores produtores. Para valorizar a agricultura familiar, bem como o gengibre, importante cultura agrícola da região das Três Santas, a segunda edição da Expo Gengibre já tem data marcada e deve acontecer nos próximos dias 19 e 21 de maio, em Santa Leopoldina.
Reveja o último Programa Agro Business
A organização da primeira edição do evento projeta que mais de cinco mil pessoas participaram em 2022. Na ocasião, o maior rizoma do gengibre da safra 2021/22 foi premiado.
A vencedora foi a propriedade de Ana Olinda Alves Nunes e pesou mais de 7 quilos. Em segundo e terceiro lugar se classificaram Alexandre Lemke Belz e Tatiana Kuster Belz, respectivamente.
Nesta edição, haverá palestras, feira técnica e de produtos artesanais, apresentações culturais e gastronomia. Além de atividades voltadas a agricultores e pessoas envolvidas no setor, o público em geral também terá programação com músicas, espaço gastronômico e feira de produtos locais.
Haverá um dia especial sobre a cultura do gengibre, com apresentação do processo produtivo e novas tecnologias para controle de doenças no cultivo e pós-colheita. A atividade tem como foco os produtores, exportadores, pesquisadores e estudantes.
Também serão apresentados produtos alimentícios com uso do gengibre e demonstração de receita. A Cooperativa dos Produtores de Gengibre da Região Serrana do Espírito Santo (Coopginger) confirmou que estará com estande no local.
A presidente da cooperativa, Leonarda Plaster, estima que serão comercializados produtos à base na planta, como gengibre cristalizado, caramelizado e a bebida leite de onça.
“A programação envolve os produtores e empreendedores locais nos estandes colocando os seus produtos à venda, além de artesanato, atrações musicais e praça de alimentação. Serão os três conceitos principais: lazer, negócios e alimentação”, explicou.
“O produtor é o verdadeiro responsável pela cadeia do gengibre e pelo Espírito Santo se destacar na produção e exportação. Por isso, os produtores merecem esse destaque e valorização com um evento como este. A cooperativa luta a cada dia para que o produtor seja valorizado”, concluiu Plaster.
No Ginásio Esportivo de Santa Leopoldina, haverá feira com produtos e serviços destinados aos profissionais da cadeia produtiva do gengibre, espaço com artesanatos regionais diversos e também produtos à base de gengibre (doces, conservas, geleias, fitoterápicos e gengibre in natura), além de praça de alimentação na área externa e shows musicais.
A gestão eficiente dos resíduos sólidos é um assunto de extrema importância para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade da indústria.
A Natufert, empresa especializada em fertilizantes organominerais, firmou uma parceria com a Ecese Jr., empresa júnior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Ibatiba formada por alunos do curso de engenharia ambiental.
A iniciativa tem como objetivo a implantação de um programa de gestão de resíduos sólidos da indústria. A Ecese Jr. será responsável pelo desenvolvimento do programa, implantação e auditoria do projeto, assegurando a gestão adequada dos resíduos sólidos da Natufert. A parceria demonstra o compromisso da empresa com o meio ambiente e a comunidade local.
“Acreditamos que essa parceria é uma forma de incentivar a relação entre a instituição e o mercado, ao mesmo tempo em que proporciona aos alunos do curso de engenharia ambiental a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula”, destacou Maurício Cota, diretor técnico da Natufert.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória