Empresa capixaba de embalagens de frutas expande produção de papel e mira o agro mineiro
O Sicoob Espírito Santo recebeu mais de 1.300 produtores em uma série de encontros do projeto Dia de Campo em 2022. Com um investimento de R$ 471 mil, foram realizados nove encontros no norte e mais dois na região serrana do estado. Nesses eventos, que abrangeram diferentes municípios e culturas, foram apresentadas novas tecnologias e conhecimentos para aumentar a produtividade e eficiência no campo. Diante do sucesso dessas iniciativas, as cooperativas Conexão, Sul-Litorâneo e Coopermais estão atentas as estratégias para 2023, que incluem a realização de encontros com temas específicos e direcionados para o agronegócio. Ao todo, 2.700 produtores devem participar neste ano.
O diretor-executivo do Sicoob Conexão, Alair Giuriato, revelou à coluna Agro Business que a cooperativa realizará dez encontros ao longo do ano, bem como o Encontro de Mulheres do Agronegócio e os Dias de Campo para jovens estudantes de agronomia.
O primeiro a ser realizado foi o Encontro de Mulheres do Agronegócio, que ocorreu nessa última terça-feira em Linhares. Uma das novidades para este ano é incluir atividades nas cidades de Ilhéus e Itabuna, na Bahia, voltadas para a cultura do cacau e produção de chocolate com as agroindústrias.
Com a ampliação da participação e a parceria com instituições especializadas, o Sicoob Conexão espera atingir cerca de 1.500 produtores, incluindo jovens estudantes de agronomia do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Colatina e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) de São Mateus.
“Essa iniciativa visa atender à demanda que surgiu no ano anterior, quando muitos estudantes manifestaram interesse em participar dos encontros. A intenção é criar um movimento com os jovens e abordar as suas necessidades específicas”, explicou.
Em 2021, a cooperativa iniciou a primeira etapa dos encontros com sete eventos realizados nos municípios de Rio Bananal, Marilândia, Sooretama e Aracruz. No entanto, devido às restrições impostas pela pandemia, o número de participantes foi limitado a 600 pessoas.
Já em 2022, os encontros foram realizados de forma presencial, abrangendo nove eventos e contando com a participação de 1.085 produtores. Os encontros ocorreram em sete municípios, incluindo Colatina, Sooretama, Jaguaré, Ibiraçu, Linhares, João Neiva e Fundão, e abordaram temas relacionados a seis iniciativas: cacau, mamão, café, café com mel, café com pimenta e pecuária.
Alair ressaltou que a área de atuação da cooperativa vai além desses municípios mencionados e que a percepção começou segmentada dentro do agronegócio. Ele enfatizou a importância de aumentar a produtividade dos produtores, proporcionando oportunidades para a adoção de novas tecnologias e conhecimentos que possam elevar os níveis de eficiência e produtividade no campo.
Além disso, temas relevantes como soluções para aumentar produtividade, pulverização por drones e dicas de educação financeira são abordados durante os encontros.
“A pandemia trouxe a necessidade de aproximação entre as pessoas, e os encontros de produtores rurais se mostraram uma oportunidade para a troca de experiências e conhecimentos. Os próprios produtores têm a chance de compartilhar informações e fazer intercâmbio nas propriedades, ampliando seus conhecimentos”, explicou Giuriato.
A cooperativa singular Sicoob Sul-Litorâneo realizou em 2022 o seu primeiro Dia de Campo, com a participação de 100 produtores rurais da região. O foco dos encontros foi a cafeicultura, com destaque para o café conilon e gestão financeira; nutrição das lavouras; cultivares, espaçamento e poda; bem como produção de café de qualidade.
O planejamento para este ano envolve a realização de seis encontros com os temas voltados para o café, o inhame, a banana, a pecuária e a pesca. A estimativa é atender 100 participantes por evento, totalizando 600 no total, nos municípios de Alfredo Chaves, Iconha, Guarapari, Piúma e Itapemirim.
“O projeto tem o objetivo de levar conhecimento técnico, aprimoramento e atualização aos produtores rurais, visando incentivá-los na busca constante pela qualidade e na conquista de um mercado diferenciado, agregando valor à sua produção e gerando qualidade de vida no campo”, destacou o presidente da regional, Fábio Antônio Novaes.
O Sicoob Coopermais realizará quatro encontros nos municípios de Baixo Guandu, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins. Além de orientações sobre o manejo da cultura do café, os temas devem ficar em torno da bovinocultura de corte e leite, melhorias das pastagens e armazenamento dos alimentos em período de estiagem, bem como fruticultura e piscicultura.
O presidente Arno Kerckhoff destaca que serão atendidos até 150 participantes por encontro, chegando a 600 no total. “Os encontros devem acontecer no segundo semestre, entre julho e outubro, com a intenção de levar conhecimento e novas tecnologias para o campo”, explicou.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória