Venda Nova do Imigrante investe em marca para impulsionar o potencial turístico da região
Destino reconhecido por lei como pioneiro da imigração italiana no Brasil, Santa Teresa, no Espírito Santo, ganhou um novo empreendimento na Rua do Lazer, uma das áreas mais movimentadas da cidade. O município, conhecido pelo clima agradável e crescente fluxo turístico, principalmente durante a alta temporada no inverno, agora abriga uma loja da marca gaúcha de chocolates finos, Lugano. O local tem 120 metros quadrados e oferece aos visitantes uma experiência completa, unindo chocolateria e cafeteria. O investimento para a abertura dessa filial foi de R$ 500 mil.
Com mais de 220 lojas entre franqueados, licenciados e estabelecimentos próprios espalhados pelo Brasil, a Lugano está com um plano de expansão robusto para 2023.
A meta é chegar a 300 franquias comercializadas até o final do ano. Em 2019, a produção de chocolates mensal era de sete toneladas de chocolate e agora os números de produção chegam a 60 toneladas de chocolate por mês.
A franquia em Santa Teresa é a quarta loja da Lugano no Espírito Santo, seguida de Vila Velha, Vitória e Domingos Martins.
Os responsáveis pela marca em Santa Teresa são Giceli Pertel e Alex Pretti, um casal que durante uma visita à cidade de Gramado se encantou pelos chocolates oferecidos pela Lugano. Motivados pela identificação do perfil dos moradores e visitantes de Santa Teresa com os produtos, decidiram empreender no ramo de chocolates finos.
O processo de abertura da loja durou cerca de 3 a 4 meses, culminando na inauguração em 15 de junho deste ano. Desde então, a aceitação do público superou todas as expectativas dos proprietários.
“A escolha da localização na Rua do Lazer, conhecida como o ponto de encontro dos turistas e moradores, contribuiu para o sucesso do empreendimento”, destacou a proprietária Giceli Pertel.
A loja oferece uma ampla variedade de produtos, desde chocolates artesanais, tortas e bolos até cafés especiais. Além disso, há diversas opções de sobremesas. Todo o chocolate utilizado é proveniente de Gramado.
Os proprietários enfrentam desafios na contratação de funcionários para atender a demanda do empreendimento. Atualmente, a loja conta com 4 funcionários fixos e contrata freelancers nos fins de semana para suprir a demanda. Com o crescimento contínuo de turistas, os proprietários esperam aumentar a quantidade de funcionários em breve.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória