Complexo sustentável de criação de peixes começa a operar em Linhares
Produtores rurais e empresas agrícolas se preparam para conhecer as novas tecnologias que serão apresentadas na Feira de Agronegócios da Cooabriel nos dias 27 a 29 de julho em São Gabriel da Palha, no Espírito Santo. Essa é uma das principais feiras do agronegócio no estado, que movimentou cerca de R$ 200 milhões em negócios em 2022. Já estão confirmados 80 estandes de empresas que trabalham em diversas atividades e equipamentos como tratores, colheitadeiras, escavadeiras, secadores de café, irrigação, veículos e peças automotivas, energia solar, pulverizadores, cafés especiais e instituições financeiras.
As novas tecnologias para a agropecuária serão apresentadas durante a feira e devem chamar a atenção dos mais de 15 mil visitantes esperados no evento.
Para atender os produtores em um dos gargalos na colheita do café, que é a falta de mão de obra, a cooperativa pretende trazer tecnologias utilizadas na produção cafeeira. Um dos exemplos, são alternativas para a secagem dos grãos a fogo indireto, que é mais lenta e oferece menor custo do que a secagem direta.
Além disso, também serão destaques da exposição empresas especializadas em equipamentos agrícolas, como empilhadeiras, escavadeiras, pulverizadores, irrigação, fertilizantes, triciclos agrícolas, guindastes, medidores agrícolas, ração e cafés.
Espera-se atrair um público entre cafeicultores, pesquisadores, estudantes, órgãos públicos de fomento à agricultura e empresas fornecedoras de máquinas agrícolas.
Dentre os palestrantes, estão confirmados nomes do agronegócio nacional como do Octaciano Neto, que atualmente está como diretor no Grupo Suno. O ex-secretário de Agricultura do Espírito Santo, abordará temas que envolvem as novas modalidades de financiamento privado no agronegócio.
No dia 27, dia de abertura da feira, acontecerá o Summit Cooabriel, com a presença do empresário e apresentador Ricardo Frizera, que falará sobre tendências tecnológicas. Além disso, tem a presença do engenheiro Kim Silvestre, que falará sobre inovação no mundo corporativo. Com vasta experiência, Kim já auxiliou empresas como Syngenta, Bayer e Vale em jornadas de transformação digital.
Já no segundo dia da feira, está prevista a palestra de Ricardo Gandra, que tem como tema “Motivação com foco em resultados”. No mesmo dia, haverá uma Mesa Redonda com o tema “Mulheres que Inspiram”, um evento preparado especialmente para as mulheres e nesta mesma agenda acontecerá uma palestra motivacional com o consultor empresarial João Carlos de Oliveira.
Com essa programação, a feira de negócios será uma oportunidade para que os produtores adquiram conhecimento.
“O evento é uma grande ferramenta para que os produtores possam conhecer novas tecnologias e fazer bons negócios, mas também oferece oportunidades para que esses produtores adquiram conhecimento. Além das palestras que serão oferecidas, com temas importantes relacionados ao agronegócio, os visitantes podem interagir entre si e trocar experiências. Toda essa troca de informações é importante e a nossa feira é um momento ímpar para essa finalidade”, destacou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória