Ataque de ácaro afeta produção de mamão no norte capixaba
Teve tecnologia capixaba na 12ª Feira de Negócios da Coocafé em Lajinha, Minas Gerais. A boutique capixaba de tecnologia GlobalSys foi responsável por uma série de inovações tecnológicas tanto para aos produtores quanto para os expositores. Todos os negócios foram concluídos por meio do aplicativo Loja Conceito, que possibilitou a realização de todas as negociações via tablet. A venda de ingressos, o credenciamento e a entrada dos participantes também foram realizados de forma digital por meio do aplicativo iCoop.
O app Loja Conceito permitiu que todos os negócios entre os expositores e produtores fossem realizados via tablet. Essa abordagem trouxe maior agilidade e comodidade nas transações, e proporcionou aos participantes uma nova experiência com a tecnologia, mesmo para aqueles que ainda não estavam familiarizados com esse tipo de solução.
O atendimento aos clientes deixou de ser restrito ao modelo tradicional com vendedores atrás de um balcão e passou a ser possível de forma remota, permitindo atendimentos mais personalizados.
Outro destaque foi o aplicativo iCoop, um escritório virtual para os cooperados. Com mais de sete mil downloads em dois anos de funcionamento, o iCoop oferece diversas funcionalidades, como acesso às principais notícias da cooperativa, possibilidade de assinar documentos, consultar informes de rendimentos e extratos.
“A intenção é ser um escritório virtual na mão do cooperado. São perceptíveis as mudanças e a transformação digital que a cooperativa conquistou ao longo dos anos. Os 10 mil cooperados contam com apoio e respaldo em diversas ações desenvolvidas pela GlobalSys que vão desde o desenvolvimento de software e aplicativos até o acompanhamento dos dados e métricas”, destacou Beto Yunes, diretor de Operações da GlobalSys.
Não se restringindo à Feira de Negócios, a tecnologia também foi adotada na organização da festa de encerramento do evento. A venda de ingressos, o credenciamento e a entrada dos participantes foram realizados de forma digital através do aplicativo iCoop, desenvolvido pela GlobalSys.
No ano anterior, essa solução permitiu a validação de 80 ingressos por minuto, e a expectativa para este ano é dobrar essa capacidade.
“Nós trabalhamos esse tempo todo para deixar o produtor antenado e conectado. Antes disso, nós fizemos parcerias para colocar a Loja Conceito mais dinâmica em que todas as informações ficassem na palma da mão do produtor. No balcão os tablets tomaram conta dos computadores convencionais, isso nos deu mobilidade, assertividade e melhorou o atendimento. Na feira todos os processos são on-line, também é possível acompanhar os números instantaneamente e os nossos parceiros estão conectados através da tecnologia”, explicou Luciano Fonseca, superintendente Administrativo Financeiro da Coocafé.
A parceria entre GlobalSys e Coocafé começou em meados de 2015 e foi impulsionada em 2020 com a chegada da Covid-19. A cooperativa achou necessário investir em produtos digitais como softwares e aplicativos para ampliar a interação com os produtores de forma virtual, já que o contato presencial estava restrito devido ao risco de contágio. Assim, surgiram os apps da Loja Conceito e o iCoop.
O aplicativo da Loja Conceito é utilizado em todas as lojas da cooperativa. Com isso, o vendedor consegue realizar os atendimentos e finalizar as compras via tablet. O processo é muito parecido com uma loja virtual. É possível consultar as vendas, os registros de pedidos e o histórico de produtos comprados.
A GlobalSys também auxilia no banco de dados, espaço onde são armazenados todos os processos internos, como informações comerciais e financeiras. Além de servir para armazenamento, o banco também consegue trazer um panorama personalizado dos cooperados, como as tendências de consumo e, desta forma, contribuir para o aumento da produtividade e das vendas.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória