Em crescimento, Coocafé aposta na transformação digital durante feira de negócios
Municípios do Espírito Santo foram palco de festas italianas no último final de semana. Um dos destaques foi a 33ª edição da Festa do Morango, realizada em Pedra Azul, Domingos Martins, que movimentou R$ 1 milhão em negócios e recebeu a visita de mais de 25 mil pessoas. Em três dias de programação, aproximadamente 16 estandes de expositores, comerciantes locais e produtores comercializaram os seus produtos e serviços.
Segundo estimativa da organização, mais de 30 mil fatias de torta de morango foram comercializadas nos três dias de festa. Além de produtos à base de morangos, também foram expostos pratos típicos como capeletti, polenta com queijo e linguiça, polenta com frango à passarinho, macarrão com molho branco e variadas opções de vinhos e de cervejas artesanais.
Além de tortas em tamanho normal, o público conferiu duas tortas gigantes, uma de 300 quilos, que foi fatiada no sábado (05), e outra de 500 quilos, que foi cortada no domingo.
Para Lair da Penha Cebin, presidente da Associação Festa do Morango (Afemor), a festa superou as expectativas, sendo essa a primeira realizada após a pandemia da Covid-19. Lair destacou os esforços para aprimorar a estrutura do evento, que agora conta com 2.800 metros de estrutura coberta.
“A festa foi um sucesso, depois de três anos de pausa por causa da pandemia. A festa teve 16 estandes de expositores, comerciantes locais, produtores e os restaurantes Cordillera Mar & Fuego e o Vallino Pizzeria Napoletana. A adesão local foi excepcional com a presença de cervejarias locais também. O público nem se fala, mais de 25 mil pessoas circularam em três dias de festa”, afirmou Cebin.
Todas as comunidades do distrito de Aracê ficam envolvidas, o que gera a participação de pelo menos 700 voluntários. A Festa do Morango acontece sempre no primeiro fim de semana de agosto, em Pedra Azul, município de Domingos Martins.
“O evento é aguardado com grande expectativa pelos produtores e que sua continuidade beneficia não apenas os organizadores e expositores, mas também hotéis, pousadas, comércio local e a região como um todo”, explicou a presidente da associação.
A Associação Festa do Morango (Afemor) realiza o evento desde 1985. Neste ano estão sendo realizados investimentos na estrutura do Morangão, em Domingos Martins, com reformas na cozinha, criação de auditório para palestras e uma nova tenda de entrada do pavilhão. Essas iniciativas foram necessárias após uma enchente em 2021, que causou danos à infraestrutura do evento. Ao todo, os investimentos somam R$ 2 milhões.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória